Principal grupo de protesto do Sudão pede conselho civil de transição

Principal grupo de protesto do Sudão pede conselho civil de transição

Representantes da Associação de Profissionais do Sudão (SPA) pressionaram os comandantes militares que assumiram o poder, emitindo uma longa lista de exigências por mudanças mais profundas e mais rápidas para acabar com a repressão e com uma crise económica ruinosa. Se as suas reclamações não forem atendidas, o grupo continuará com os protestos e não se juntará a um futuro governo de transição, disse Ahmed al-Rabie, membro do SPA, à Reuters. O SPA realizou a sua primeira conferência de imprensa desde que Bashir, que governou com mão de ferro desde que tomou o poder através de um golpe há 30 anos, foi deposto pelos militares na Quinta-feira, após meses de manifestações de rua.

Um novo corpo civil interino deve receber plenos poderes executivos, no qual as forças armadas terão representação, enquanto o Conselho Militar de Transição (TMC) que assumiu o poder na semana passada deve ser dissolvido, disse a SPA. “Se a nossa demanda pela formação de um conselho de transição civil com representação militar não for cumprida, não faremos parte da autoridade executiva do gabinete, e continuaremos a escalada de manifestações em massa e os protestos para atender às nossas exigências”, disse Rabier à Reuters.

Num comunicado divulgado na Segunda-feira, o Conselho de Paz e Segurança da União Africana solicitou que as forças armadas do Sudão transferissem o poder para uma “autoridade política transitória liderada por civis” dentro de 15 dias ou enfrentaria a suspensão da UA. O tenente-general Jalal al-Deen al-Sheikh, membro do TMC, encontrou- se com o primeiro-ministro da Etiópia em Adis Abeba, onde está a sede da UA, e disse: “Já estamos no processo de escolha de um primeiro-ministro” para um governo civil, de acordo com a agência de notícias estatal sudanesa SUNA. “Iniciamos isso antes mesmo de ter esta sessão com a União Africana, pois esta é a nossa convicção e este é também o caminho para a paz, mas também a respeitamos e estamos comprometidos com a decisão do Conselho de Paz e Segurança ”

MANIFESTANTES RESISTEM DIANTE DO MINISTÉRIO DA DEFESA A SPA

emitiu as suas exigências horas depois de os manifestantes bloquearem uma tentativa de A SPA emitiu as suas exigências horas depois de os manifestantes bloquearem uma tentativa de romper um protesto do lado de fora do Ministério da Defesa, que continuou apesar da saída de Bashir, disse uma testemunha da Reuters. As tropas reuniram-se nos três lados do protesto e os tractores estavam a preparar-se para remover as barreiras de pedra e metal, mas os manifestantes uniram as mãos e formaram anéis ao redor da área onde estavam sentados para impedi- los. Alguns dos mais proeminentes líderes do SPA, a maioria com 20 e 30 anos e detidos até depois da saída de Bashir, falaram em conferência de imprensa. Os representantes do SPA também renovaram os pedidos para que o chefe do judiciário e seus representantes e o procurador público fossem removidos.

Eles exigiram a dissolução do Partido do Congresso Nacional de Bashir e disseram que receberam a confirmação do TMC de que o partido não participará num governo de transição. O SPA também pediu a apreensão dos bens do partido e a prisão de figuras proeminentes. Exigiu a dissolução de grupos para- militares leais ao antigo governo e da autoridade de operações do Serviço Nacional de Inteligência e Segurança (NISS) e pediu o fim da Lei de Imprensa do Sudão e da Lei de Ordem Pública, que eles dizem restringir as liberdades. No Sábado, Salah Abdallah Mohamed Saleh, mais conhecido como Salah Gosh, renunciou ao cargo de chefe do NISS. Esse homem já foi visto como a pessoa mais poderosa do país depois que Bashir e os manifestantes o responsabilizaram pela morte de manifestantes que exigiam o fim do regime militar.

“Nós, no SPA, na primeira etapa, a etapa do governo de transição, desempenharemos um papel no restauro do funcionalismo público e das instituições estatais e no estabelecimento de um estado democrático”, disse Gamaria Omar, um membro do SPA. “Depois, o SPA será formado por sindicatos e será um guardião da democracia no Sudão”, acrescentou. Fora do Ministério da Defesa, na Segunda-feira, os manifestantes, que somavam cerca de 5.000 ao princípio da manhã, com mais chegadas a aparecer, gritavam “Liberdade, liberdade” e “Revolução, revolução”, e apelaram ao exército para protegê-los. Alguns tamborilavam e agitavam bandeiras nacionais enquanto se misturavam na rua e outros se abrigavam do sol sob sombrinhas e tendas improvisadas.

O protesto em frente ao complexo, que também inclui a sede da inteligência e a residência presidencial, começou a 6 de Abril, após mais de três meses de protestos desencadeados por uma crise económica cada vez mais profunda. Na Segunda-feira, o conselho militar disse que estava a reestruturar o comando das forças conjuntas, nomeando um novo chefe de gabinete para o exército e um vice. O embaixador da Grã-Bretanha no Sudão, Irfan Siddiq, disse que encontrou-se com o vice-chefe do conselho militar de transição, Mohamed Hamdan Dagalo, e “pediu clareza sobre o paradeiro do ex-presidente Bashir e outras figuras do antigo regime”. Quando os militares anunciaram a expulsão de Bashir, disseram que ele havia sido preso e estava em “lugar seguro”. Fontes sudanesas disseram à Reuters que Bashir estava numa residência presidencial sob