Ex-presidente do Peru não sobreviveu à tentativa de suicídio

Ex-presidente do Peru não sobreviveu à tentativa de suicídio

Alan García não sobreviveu aos ferimentos auto-infligidos e foi declarado morto pelas 16 horas e 30 minutos de ontem. O ex-governante estava prestes a ser detido no âmbito do escândalo Odebrechet O ex-presidente do Peru que disparou sobre si próprio quando ia ser detido no âmbito do caso Odebrechet não sobreviveu aos ferimentos.

Alan Garcia, que esteve internado em estado crítico depois do incidente que se deu na cidade de Lima, governou entre 2006 e 2011, e estava já proibido de sair do país desde Novembro por suspeita de lavagem de dinheiro e tráfico de influências, no caso que envolve a construtora brasileira Odebrechet, a quem entregou a construção da linha de metro na cidade onde vive.

Segundo o El Pais, os agentes da Divisão de Investigação de Delito de Alta Complexidade deslocaram-se na manhã de ontem, Quarta-feira,18, à residência do político, em Miraflores, para cumprir um mandado de detenção. Mas encontraram-no já ferido. “A situação é muito crítica e grave”, disse a ministra da saúde peruana na altura.

Segundo um comunicado do governo citado pelo El Pais, o político deu entrada nas urgências do hospital Casimiro Ulloa de Lima, às 6 horas e 45 minutos, e começou a ser operado ao cérebro (a bala entrou e saiu da cabeça) às 7 horas e 10 minutos. Esta Quarta-feira, a Polícia deteve também Luis Nava, exsecretário- geral da Presidência e o ex-vice-presidente Miguel Atala.