Mergulhador que salvou meninos da Tailândia é salvo após também ficar preso em caverna

Mergulhador que salvou meninos da Tailândia é salvo após também ficar preso em caverna

Na Terça-feira, Josh Bratchley estava a explorar uma caverna inundada no condado de Jackson, no Tennessee (EUA), mas não conseguiu voltar à sua entrada. Bratchley ficou 28 horas preso no local até ser resgatado por colegas mergulhadores. Ele foi encontrado a esperar, calmamente, numa bolsa de ar. O britânico deveria ter retornado por volta das 15horas (horário do Tennessee) de Terça-feira. Como não apareceu, foi accionado o alarme. As autoridades foram informadas ainda na madrugada de Quarta- feira sobre o desaparecimento de Bratchley e mergulhadores de diferentes lugares dos EUA foram ajudar na busca do colega.

As equipas de resgate entraram no sistema de cavernas de 120 metros de profundidade por volta das 18:00, hora local, e Bratchley foi trazido de volta cerca de uma hora depois. “Ele estava acordado, alerta e orientado”, disse Derek Woolbright, um dos responsáveis pelo resgate. “O seu único pedido quando retornou foi que ele queria comer pizza”, acrescentou Woolbright. Edd Sorenson, um dos mergulhadores que participou no resgate do britânico, disse que a caverna onde Bratchley ficou preso é de paredes baixas e arenosas, e, por isso, perigosa.

“Chegamos à bolsa de ar e, chocantemente, lá estava ele, calmo”. “Ele apenas disse: ‘obrigado, obrigado. Quem é você?’”, contou Sorenson. Bratchley foi examinado por médicos que atestaram que ele estava “estável”. O britânico recusou tratamento adicional. Ex-membro da Associação de Resgate da Caverna Devon, no Reino Unido, Bratchley fez parte da equipa de especialistas em mergulho que ajudaram a salvar os 12 estudantes e o treinador de futebol da caverna inundada na Tailândia, em um Junho do ano passado.

Os meninos da equipa de futebol Wild Boars foram passear pela província tailandesa de Chiang Rai com o seu técnico e terminaram presos dentro de uma caverna numa montanha. Ficaram 18 dias presos no local, mas foram todos resgatados com vida. na caverna da Tailândia, no ano passado Bratchley trabalha como meteorologista da força aérea britânica no País de Gales. Ele foi condecorado pelo trabalho de resgate na Tailândia e entrou, em 2019, para a lista dos agraciados com o título da Ordem do Império Britânico, uma das principais honrarias do Reino Unido.