Angola eleita vice-presidente do Fórum sobre Desenvolvimento em África

Angola assumiu a primeira vice-presidência do Fórum sobre Desenvolvimento Sustentável em África, órgão onde durante 12 anos vai coordenar grupos de trabalho relacionados às alterações climáticas e sistemas de inovação tecnológica para o sector do Ambiente

A ministra do Ambiente, Paula Francisco, participou, entre os dias 16 e 18 deste mês, na cidade de Marrakech, Reino de Marrocos, na 5ª Sessão do Fórum Regional Africano sobre o Desenvolvimento Sustentável (DS2019), que reuniu ministros africanos e representantes de organismos das Nação Unidas e parceiros internacionais. Sob o tema “Emponderar as Populações e Assegurar a Inclusão e a Igualdade”, o fórum foi convocado pela Comissão Económica das Nações Unidas para a África (UNECA) em colaboração com organizações regionais e o sistema das Nações Unidas.

O evento, que reuniu ministros africanos e representantes de organizações internacionais e regionais, busca avançar a implementação dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e da Agenda 2063 da África. Por outro lado, este evento constitui um passo fundamental no processo de preparação de África para o Fórum Político de Alto Nível sobre Desenvolvimento Sustentável (HLPF sigla em inglês), a ser realizado em Nova Iorque no mês de Julho deste ano. Segundo uma fonte que participou na referida reunião, no evento foram abordadas igualmente as dificuldades de ensino a nível do continente africano do ponto de vista do desenvolvimento sustentável.

A mesma fonte adianta igualmente que em análise estiveram questões relacionadas à sociedade, sobretudo os mecanismos para que determinados grupos possam fazer uma melhor advocacia nos países africanos. Por outro lado, são também objectivos de desenvolvimento sustentável a educação de qualidade, trabalho decente e crescimento económico, redução das desigualdades, acção climática, paz, justiça e instituições fortes e parcerias para os objectivos, temas que serão discutidos neste 5º fórum.

De recordar que o 4º Fórum Regional da África para o Desenvolvimento Sustentável, que se reuniu em Dakar, de 3 a 4 de Maio de 2018, com mais de 300 participantes, chegou a um acordo sobre as principais mensagens para a sessão de 2018 do Fórum Político de Alto Nível da ONU sobre o Desenvolvimento Sustentável (HLPF). O relatório da reunião inclui mais de 50 mensagens-chave relativas aos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável, entre as quais água potável e saneamento, energia acessível e limpa, cidades e comunidades sustentáveis, consumo e produção responsável, vida em terra e parcerias para os Objectivos. Em 2018, o fórum decorreu sob o tema “Transformação para sociedades sustentáveis e resilientes”.