INTERLIGAÇÃO LAÚCA -HUAMBO REDUZ CUSTOS COM PRODUÇÃO DE ENERGIA

INTERLIGAÇÃO LAÚCA -HUAMBO REDUZ CUSTOS COM PRODUÇÃO DE ENERGIA

 

A interligação entre Laúca , Wako Kungo, Huambo e Kuito, permitiu já reduzir em cerca de 4.400.000,00 USD( Quatro milhões e quatrocentos mil dólares), mensais, os custos de produção da energia eléctrica nessas cidades.
Essa redução resulta da eliminação do Diesel na produção de energia eléctrica , bem como dos encargos com a operação e manutenção das centrais térmicas.

Este projecto, que se insere no Plano Nacional de Desenvolvimento 2018/2022, almeja potenciar o aumento do acesso das populações à energia eléctrica, a cobertura das necessidades de desenvolvimento do sector económico e produtivo, bem como o desenvolvimento da Rede Eléctrica Nacional . Não obstante o quadro de escassez de recursos financeiros, este e outros projectos estruturantes, continuam a registar desenvolvimentos permitindo assim, a gradual expansão do acesso aos benefícios da electricidade e redução dos inerentes custos.

O MINEA prevê-se, que essa tendência de reversão de custos com a redução da geração de energia térmica,conheça maiores progressos ainda no decorrer do presente ano, com a conclusão da interligação entre Cambamde e Benguela, cujos trabalhos têm conclusão prevista para Julho.
A construção do novo corredor da linha de transporte em muito alta tensão, entre Laúca, Wako Kungo, e Huambo, permitirá, igualmente, a alimentação do Bié, alcançando-se assim um dos grandes objectivos do MINEA, que é a interligação do sistema Norte ao Centro, criando condições para a futura ligação ao Sistema Sul, ou seja, para contemplar à província da Huíla, particularmente o Lubango, principal centro de consumo.
No quadro deste projecto, o Wako Kungo começou a receber energia eléctrica a partir do AH Laúca desde finais de Fevereiro, e a sua população já tem acesso aos benefícios daí resultantes nos domínios de bens e serviços. Por seu lado, a cidade do Cuito, capital do Bié, dispõe de energia eléctrica a partir de Laúca desde 7 de Abril, a que se seguiu os municípios do Huambo e da Caála, desde 12 de Abril último.