Ricardo Kapuka expõe “Passado Presente” na Galeria ELA em Luanda

Ricardo Kapuka expõe “Passado Presente” na Galeria ELA em Luanda

“Passado Presente” é o título da mais recente exposição do artista Ricardo Kapuka, a ser inaugurada Sexta-feira, 26 de Abril, às 18 horas, no Ela – Espaço Luanda Arte. A mostra surgiu depois de alguma pesquisa nas temáticas e na abordagem a efectivar, tendo como ponto de partida o quotidiano, o real na vida como angolano, como artista, em suma, o observador consciente da nossa contemporaneidade. Em declarações a OPAÍS, o artista afirmou que a obra, que levou cinco meses a ser preparada, é bastante exaustiva ao nível de técnicas usadas, que vão desde as tradicionais pinturas em tela, pinturas sobre panos africanos, o uso dos moldes stencil a spray, as sobreposições de cores opacas em acrílico e o uso da imagem figurativa realista.

Recordou que para cá estarmos é porque existiu um passado, o tempo nunca pára, e isso é uma a realidade. “Quando pensamos já o tempo passou, é um novo presente e o futuro. Daí o pensamento `Passado Presente´”, disse. Já o galerista Dominick Maia Tanner, convidado a comentar a obra, referiu que, à medida que o presente globalizado torna-se cada vez mais politizado e polemizado, é mais importante do que nunca desafiar as nossas ideias sobre “o que virá a seguir”: empurrar, sondar, rasgar e repensar o que o futuro pode e deve ser a partir do zero.

Realçou que, ao apresentar obras com narrativas sarcásticas, historicamente descolonizadas, e politicamente reconfiguradas, o artista irá oferecer visões do futuro fora e além do discurso dominante, onde iremos poder encontrar novas possibilidades de mudança real. “Hoje e agora, na consciência colectiva, os anseios as vontades e os sonhos cruzam-se na passagem do tempo que nunca pára, o amanhã por vezes parece um sonho distante que demora a concretizar- se, representando a arqueologia humana e urbana contemporânea desta sociedade ainda viva e vibrante”, reforçou.

Percurso artístico

Ricardo Kapka Nasceu na Catumbela, em 1976. Vive e trabalhan

Estudos

2003 Desenho de animação 2D, Neuroplanet, Lisboa, Portugal. 1994 Artes gráficas, Centro Profissional da Amadora, Portugal.

Prémios

2016 Prémio Alliance Française – Ensa/Arte, Angola. 2016 2º Grande Prémio “Ensa/Arte” Pintura, Angola. 2012 Prémio “Ensa/Arte” Especial Províncias, Pintura, Benguela, Angola.

Colecções

Obras representadas em colecções particulares, em Portugal, Canadá e Angola, dentre as quais se destaca a colecção de arte do Banco Caixa Totta, Angola.

Percurso

Autodidata das artes plásticas. Residiu em Portugal de 1994 a 2009. Fez parte da juventude do Coletivo de Artistas Plásticos de Almada “IMARGEM” (1998-2002), tendo participado em diversas exposições colectivas em Almada,Portugal. 1987 Primeira mostra de trabalhos aos onze anos de idade na sede da TPA, na província de Benguela (comentada pelo Sr. Délio Batista, artista plástico).

Exposições individuais

6 “7 Dias / Antes e Depois”, Nuno Sacramento Arte Contemporânea, Ílhavo, Portugal. 2011 “Antes de Tudo”, Galeria Kanawa, restinga do Lobito, Angola. 2011 “Pinturas de Kapuka”, Galeria Benamor, Benguela, Angola. 2010 “Pinturas de Kapuka”, Galeria Benamor, Benguela, Angola.

Exposições colectivas

2017 “A Figura Humana na Arte Angolana” Galeria da Sede do Banco Económico (Luanda, Angola). 2016 “Ensa/Arte”, Pintura, Benguela, Angola. 2013 “Bakalhau”, Pintura Escultura e Fotografia, Ílhavo, Portugal. Curadoria Nuno Sacramento Arte Contemporânea. 2013 “Arte 100 Fronteiras”, Mostra de Arte Contemporânea do Lobito (MACLOB), Correios do Lobito, Angola, “Comemorações do Centenário da Cidade”, Mostra de Arte Contemporânea do Lobito (MACLOB), Correios do Lobito, Angola. 2012 “Ensa/arte”, prémio especial Pintura, Benguela, Angola. 2010 “Leigos para o Desenvolvimento”, Museu de Arqueologia de Benguela, Angola. 2010 “25 Anos da Xá de Cachinde”, Lobito, Angola. 2010 Exposição alusiva à visita da ex- primeira Dama Dra. Ana Paula dos Santos, Museu Arqueologia de Benguela, Angola. 2010 “Nós e os Outros”,com a Artista Eurídice Cruz Neto, no Museu de Arqueologia de Benguela, Angola.