ADN das ossadas de Savimbi guardado com “sete chaves”

ADN das ossadas de Savimbi guardado com “sete chaves”

As exéquias do líder histórico da UNITA, Jonas Savimbi, previstas para a estação do Cacimbo, têm o impasse antes verificado ultrapassado, estando mais próximo da concretização do funeral do líder fundador da UNITA, afirmou um dos membros da Comissão Nacional para Exéquias Fúnebres, Manuel Savihemba.

O também deputado, e que é secretario do ‘Galo Negro’ na província onde serão sepultadas as ossadas de Jonas Savimbi, disse que ficou decidido que o presidente, Isaías Samakuva, tornará pública a data definitiva, já acordada e, os resultados dos exames de ADN.

“Ele vai vos chamar brevemente para divulgar a data e os resultados dos exames de ADN”, resumiu Savihemba, tendo acrescenta do que os constrangimentos estão a ser ultrapassados. Na Segunda-feira, 21, o porta- voz da UNITA, Alcides Sakala, contactado por este jornal para confirmar a informação, não a descartou, tendo prometido dar maior esclarecimento à opinião pública ontem, depois da reunião da Comissão Nacional das Exéquias Fúnebres, convocada pelo presidente Isaías Samakuva.

“Não confirmo, nem desconfirmo esta informação, o que lhe posso adiantar é que amanhã estaremos reunidos para analisar este processo e só depois iremos fazer um comunicado à opinião pública”, disse Alcides Sakala, tendo num dia a seguir, afirmado em alguns órgãos de imprensa que a informação segundo a qual os exames já estavam em posse da UNITA eram falsas.

As exéquias de Jonas Savimbi, líder histórico da UNITA, inicialmente previstas para o princípio deste mês de Abril, tinham sido adiadas até que fossem conhecidos os resultados das análises de ADN. “Vamos ter calma, só para depois não virem dizer que falou antes do nosso mais velho. Vamos esperar, vamos levar ao público toda a informação importante”, referiu Savihemba, para quem, neste momento, os entraves por ultrapassar serão o melhoramento e alargamento das vias de acesso a aldeia de Lopitanga/ Andulo (Bié).

A cerimónia de exumação e recolha de amostras dos restos mortais do líder fundador da UNITA, morto em combate a 22 de Fevereiro de 2002, realizou-se a 31 de Janeiro no Luena, província do Moxico, onde estava sepultado desde a sua morte.

No início de Janeiro, o Governo angolano garantiu estarem criadas as condições para a exumação dos restos mortais de Jonas Savimbi, porém, alertou que o funeral não teria honras de Estado, uma vez que o antigo presidente da UNITA “não pertencia à família governamental quando faleceu”, ou a qualquer órgão do Estado.

Após 17 anos desde a sua morte, as cerimónias fúnebres de Jonas Savimbi estão previstas para ter lugar na localidade de Lopitanga, arredores do município do Andulo, província do Bié, onde igualmente repousam os restos mortais dos ancestrais da família Savimbi.