EMIS disponibiliza oficialmente o novo canal interbancário

A aplicação denominada “ Multicaixa express” oferece uma solução para pagamentos, consultas, levantamentos e transferências, através do telemóvel e que lhe permite ter agrupado pelo menos 25 cartões multicaixa no mesmo local. Fez saber o presidente da Comissão executiva da eMIS, José Matos.

Segundo José Matos, o novo canal interbancário de pagamentos disponibilizado pela EMIS (aplicação de telemóvel) pode associar vários cartões multicaixa ao número de telemóvel do utilizador. E segundo explicou é intenção da empresa transformar o sistema no mais importante veículo impulsionador da bancarização e da massificação dos pagamentos electrónicos.

Explicou ainda que com o Multicaixa Express é possível fazer o pagamento de vários serviços como carregar o telemóvel, pagar facturas, pagar subscrição de televisão e internet, comprar bilhetes de avião, recargas de energia, ao mesmo tempo que permite consultar saldos e movimentos, fazer transferências e pedidos de levantamento sem cartão.

Para poder utilizar o canal MCX Express é necessário fazer previamente a associação de cada cartão multicaixa ao número do telemóvel, utilizando para o efeito as Caixas Automáticas (CA) da Rede Multicaixa. De seguida, descarregar a aplicação MCX Express na Play Store ou Apple Store e depois entrar na aplicação com os dados que obteve no CA e na mensagem SMS recebida.

O gestor acredita que o MCX Express irá proporcionar maior conveniência e comodidade aos clientes bancários e, num futuro distante, oferecerá ainda novas formas inovadoras de fazer pagamentos electrónicos. Nesse sentido, o MCX Express será o veículo utilizado para dinamizar o comércio electrónico em Angola, na medida em que irá viabilizar, dentro de alguns meses, o pagamento com cartão de débito multicaixa de compras feitas na Internet.

Explicou ainda que é possível usar o MCX Express em vários dispositivos, desde que adira ao MCX Express no dispositivo pretendido, seleccionar a opção “entrar” e inserir o número de telemóvel, o código de verificação recebido por SMS e PIN MCX Express associado à sua conta.

Os dispositivos com a mesma conta MCX Express partilham a mesma informação. Quanto aos levantamentos por essa via José de Matos afirmou haver vantagens pelo facto de ser um sistema prático, por lhe permitir levantar dinheiro sem precisar de ter a carteira de cartões. “É útil para partilhar o código de pedido de levantamento com um amigo ou familiar que esteja a precisar de dinheiro na hora.

É seguro uma vez que utiliza protocolos e algoritmos de segurança, garantindo a confidencialidade, integridade e autenticação dos dados transmitidos, processados e armazenados, seguindo as normas de segurança exigidas”. Fez saber, entretanto, que o pedido de Levantamento Sem Cartão no MCX Express não tem qualquer custo para o utilizador tendo explicado que o levantamento MCX Express cumpre com as mesmas regras aplicáveis aos levantamentos com cartão na Rede MULTICAIXA.

Os montantes disponíveis para levantamento actualmente são até um máximo de 25.000,00 Kz por operação. Lembre-se que actualmente por dia pode levantar até 50.000,00 Kz .