Raça negra é propensa à hipertensão arterial, alerta médica

Raça negra é propensa à hipertensão arterial, alerta médica

Isabel Ferreira fez estas declarações a este jornal, à margem da assinatura de um convénio entre a Clínica Multiperfil e o Centro Médico Pura Esperança, neste último onde presta assistência médica. Segundo a médica, na raça negra humana, a hipertensão pode aparecer em idades mais jovens, ou seja, a partir dos 30 anos em diante, para os homens, pelo facto de estes não possuírem protecção hormonal que têm as mulheres.

Para as mulheres, o risco de hipertensão pode ocorrer quando entram para a menopausa, tendo os mesmos riscos que os homens, daí a necessidade de manter um estilo de vida saudável antes do fim do ciclo menstrual definitivo. Afirmou haver factores que concorrem para o surgimento de hipertensão arterial, que além da obesidade que é a causa principal, apontou também o consumo de hambúrgueres, peixe frito, frango frito, enchidos, e as bebidas alcoólicas, por excesso. Em caso de alimentação, esta pode-se trocar com outra produzida localmente, como a banana pão, banana de mesa, batata doce, mandioca, abóbora e outra.

Medidas profilácticas

Para evitar essa patologia, Isabel Ferreira aconselha as pessoas a terem uma dieta alimentar equilibrada, praticar exercício físico, consumir pouco sal e poucas gorduras. A médica disse que o exercício físico deve fazer parte da rotina diária de cada pessoa, mas antes de praticar deve-se consultar um especialista, realçando que a dieta e o exercício físico ajudam a retardar o aparecimento da hipertensão.

Médico de família

Isabel Ferreira apelou a todas as pessoas para que tenham um médico de família, explicando que este é um especialista de saúde que faz o acompanhamento da criança desde o seu nascimento, vida adulta e até à velhice. “É o médico que orienta o estilo de vida das pessoas, que faz a detecção precoce da patologia por meio de exames físicos e laboratoriais, e de imagem se for necessário”, informou, para quem o estilo de vida saudável deve começar na prevenção.

Sem avançar números, disse que, nos últimos anos, o gráfico de casos de hipertensão arterial tem vindo a subir assustadoramente, daí a necessidade de se redobrar os cuidados para que se leve uma vida sã num corpo são. A Clínica Multiperfil e o Centro Médico Cura Pura, localizado no distrito da Camama, município de Belas, assinaram em Março, em Luanda, um convénio de cooperação com vista a implementação da medicina familiar junto das populações que vivem na periferia da cidade de Luanda. No protocolo, a Clínica Multiperfil se compromete a fornecer médicos estagiários que durante seis meses dedicar-se-ão à medicina familiar, cuja especialidade está virada para os cuidados primários de saúde.