Ferrangol realiza pesquisa e prospecção de ouro no Huambo

Ferrangol realiza pesquisa e prospecção de ouro no Huambo

O facto foi dado a conhecer, no Sábado, 27, pelo administrador-delegado da Ferrangol Prospecção e Produção, João Chimuco, à margem do encerramento das jornadas científicas, em alusão ao trabalhador mineiro, que decorreram de 15 a 27 deste mês. Segundo o responsável , os trabalhos iniciados em Junho de 2018 visam determinar o tipo de recursos minerais disponíveis nestas duas localidades para posterior exploração.

Sem entrar em detalhes sobre o investimento nesta fase, João Chimuco afirmou que os incidentes de apropriação ilegal dos espaços em estudo pelo garimpo (exploração ilegal) em 2108 condicionaram, em grande parte, a conclusão da pesquisa, além de terem alterado o valor empregue para a realização do projecto.“Foi uma situação muito difícil, mas, felizmente, depois da intervenção dos órgãos de defesa e segurança as coisas ficaram mais calmas, permitindo, deste modo, que a prospecção e a sondagem da zona a explorar tivesse alguma estabilidade”, enfatizou o responsável.

Além de Ngandavila, na comuna da Calima, a 68 quilómetros da cidade do Huambo, e na comuna do Samboto, no município da Chicala- Cholohanga, a Ferrangol está também presente, numa parceria com a empresa australiana Pesana, no projecto de prospecção e exploração de um raro metal, denominado “terras raras”, no município do Longonjo, onde foi identificada uma reserva de, aproximadamente, 23 biliões de toneladas do mesmo. Por sua vez, o secretário de Estado para Geologia e Minas, Jânio Corrêa Victor, defendeu o projecto de prospecção e exploração de ouro e “terras raras”, vai contribuir para o desenvolvimento económico do país. Falando no acto que marcou o encerramento da jornada técnica e científica do Ministério dos Recursos Minerais e Petróleos, destacou que o aproveitamento sustentável dos recursos minerais vai contribuir em grande medida, para o projectado trabalho mineiro.