CARTA DO LEITOR: Para o que serve o dinheiro recuperado?

Caro director,

Nos últimos tempos temos ouvido dizer que o Governo está a recuperar muito dinheiro que tinha sido desviado dos cofres do Estado, isso é muito bom. Mas ninguém nos diz onde é posto este dinheiro. Se o dinheiro recuperado não entrou nas contas do Orçamento Geral do Estado, até porque o Governo não podia fazer contas com o ovo antes dele ser posto, então o Governo tem dinheiro a sobrar.

Eu digo isto porque sei que há obras, como as estradas e também escolas que estão por terminar por falta de dinheiro. Logo, este dinheiro poderia ser já aplicados nestas infra-estruturas.

E até em serviços como a produção de energia em Benguela, por exemplo, onde estamos a passar muito mal com os apagões. Na verdade, é uma vergonha, em pleno século XXI. DR Aqui dizem que não há luz por falta de combustível, parece no tempo dos meus avós na Ganda, quando apagávamos o candeeiro cedo para poupar o petróleo.

Como é que um Estado que produz petróleo fica sem luz por falta de combustível? Então aqui só pode ser um problema de gestão, e devemos responsabilizar o Governo que gere o país.

Há obras e serviços onde o Estado poderia já aplicar o dinheiro recuperado e explicar ao povo, que ficaria agradecido. Mas se não nos dizem nada e também não nos perguntam nada, então ficamos na mesma. Temos de saber onde é aplicado o dinheiro recuperado, para haver transparência.

João Gomes Benguela