XIV edição do ‘Festeca’ promove 24 espectáculos em Luanda

XIV edição do ‘Festeca’ promove 24 espectáculos em Luanda

A XIV edição do Festival Internacional do Cazenga (FESTECA), a ter lugar entre os dias 4 e 14 de Julho, no Centro de Animação Artística (Animar’t), em Luanda, vai permitir a exibição de 24 peças teatrais. As exibições do evento que decorre sob o lema “Juventude Arte e Amor: 30 anos ao serviço da sociedade”, promovido pela Globo Dikulu (Acção para o Desenvolvimento Juvenil), estarão a cargo de 20 grupos.

Os mesmos são provenientes das províncias de Luanda, Cuando Cubango, Cabinda, Cuanza-Sul e Malanje. Esse evento, de cariz internacional conta também com a participação de grupos vindos da África Um dos grupos teatrais de Luanda durante uma exibição DR do Sul, Cabo-Verde, Moçambique e do Brasil. Nesta edição, o grupo homenageado será a Turma Cómica KK, do município do Cazenga.

De acordo com a organização do evento, a homenagem deve-se ao trabalho desenvolvido pelo grupo durante os últimos cinco anos, bem como o seu contributo para as artes cénicas. Lema Quanto ao lema do festival, o presidente da Globo Dikulu, Orlando Domingos, referiu que se deve à comemoração dos 30 anos da sua organização. Entretanto, as celebrações ocorrerão em Agosto, após a realização do FESTECA, com uma gala de homenagem a todos os membros fundadores dessa associação.

“São cerca de 60 membros que começaram com o processo. Essa homenagem será feita também a título póstumo”, contou. Orlando Domingos avançou que durante os trinta anos a Globo Dikulu realizou mais de 500 actividades nas várias províncias do país. A título de exemplo citou o primeiro projecto de cooperação, que resultou na formação de jovens a nível das províncias na área da animação sociocultural e gestão associativa.

“Na verdade, o que fizemos durante os 30 anos, e aquilo que temos notado é que nos tornamos uma referência no associativismo juvenil em Angola. Conseguimos ser também os pioneiros na cooperação e no intercâmbio, mobilidade juvenil no país”, observou.

O presidente da Globo Dikulu considerou ainda a associação como sendo a única que realiza projectos de intercâmbio, como formações na área cultural. Deu a conhecer que a finalidade da associação é a de elevar o nível da juventude através da sua participação social.

“Por essa razão somos nós uma referência na formação de animadores socioculturais. Edificamos o ANIM’ART, a única organização construída de raiz. Continuamos a trabalhar com os jovens, a potenciá-los. Realizamos actividades em todo o país e somos membros fundadores do Conselho Nacional da Juventude”, enalteceu.

O Festeca O FESTECA é promovido pela Globo Dikulu (Acção para o Desenvolvimento Juvenil), através do (ANIM’ART), e visa dinamizar um certame que proporcione um espaço de intercâmbio teatral, oferecendo oportunidade aos grupos e companhias de teatro para exibirem a sua veia artística. Refira-se que todas as sessões vão decorrer no auditório do ANIM’ART, no município do Cazenga, até ao próximo dia 14 de Julho.