Feira do Livro e das Artes arranca hoje na Praça da Harmonia com mais de 30 expositores

Feira do Livro e das Artes arranca hoje na Praça da Harmonia com mais de 30 expositores

Mais de 30 expositores entre livreiros, editores e artistas plásticos participam na Feira do Livro e das Artes, que arranca hoje, até Domingo, na Praça da Harmonia, Distrito Urbano do Rangel, em Luanda. A feira promovida pela Casa da Cultura do Rangel “Njinga Mbande”, durante oito horas, (das 10 às 18) vai permitir a realização da venda e sessão de autógrafos de obras literárias, exposição de livros, workshops de pintura e artes plásticas, peças artesanais e shows musicais.

A venda e sessão de autógrafo será realizada pelos escritores Ana Maria de Oliveira, Cremilda de Lima, Gersy Pegado, Tânia de Carvalho, Quim Freitas e o jurista Domingos Francisco João. Segundo a directora da Casa da Cultura do Rangel, Patrícia Faria, a actividade vai também proporcionar contos de estórias para as crianças, workshop infantil de artes plásticas e parque de diversão. “Temos maioritariamente livreiros, alfarrabistas, mas não quisemos deixar escapar essa oportunidade, para aliar outras vertentes do mundo das artes. A própria Casa da Cultura do Rangel vai trazer alguns dos seus alunos, que praticam aulas de guitarra, canto e violino. Vai ser uma feira em que se pretende fazer a festa do livro, acoplando as outras expressões culturais. A ideia é de realizar esse evento bimestralmente”, explicou.

Exposição fotográfica Durante a feira será realizada uma exposição fotográfica, orientada pelo Atelier Mawete, com o objectivo de homenagear a paz e enaltecer os bens proporcionados por ela. “Enaltecer para esquecermos, obviamente, os feitos negativos da guerra, para que nos lembremos o quão bom é termos a paz”, considerou.

Show musical Haverá também um palco montado, onde vão actuar vários artistas como o Kizua Gourgel, Baló Januário, Puto Prata e o Puto Lilas. A também cantora que considerou o Distrito Urbano do Rangel fértil em termos de músicos, com destaque para o estilo Kuduro, avançou que haverá ainda declamação de poesia.

Tenda da saúde O evento realizado com o objectivo de elevar o hábito e gosto pela leitura, bem como a massificação das artes, terá disponível uma tenda da saúde, da Clínica Girassol, que vai prestar aconselhamento médico e medir a glicemia.

Expositores expectantes

Os expositores estão expectantes com a realização do evento, que vai permitir a exposição dos seus produtos. É o caso do funcionário da empresa AK High 5, Euclides Gourgel, que vai apresentar as obras “Sonhos são sempre sonhos até que os tornares reais“ e “Resiliência”, de Arantes Eagle Kavulamine e Puto Português, respectivamente. Para Euclides Gourgel, o evento é uma oportunidade para mostrar não só que temos boas obras literárias nacionais, como também estrangeiras, mas também para divulgar outros disciplinas artísticas.

A cidadã Ludmila Amador, funcionária da empresa ”Faça a minha festa”, que incentiva o uso de produtos naturais e comercializa roupas desportivas, enalteceu a iniciativa, por considerar uma oportunidade para os investidores. ”Vamos trazer aqui sumos naturais e carnes magras. Estamos a trabalhar num projecto para a recuperação da autoestima para os homens e as mulheres ”, apontou Por sua vez, a estilista Maria Margarita apresentará na feira acessórios artesanais como brincos, sandálias, pulseiras, vestidos e outras vestimentas feitas com linhas de croché, considerou o evento uma oportunidade para mostrar o seu trabalho, uma vez que não tem tido oportunidades para divulgá- los.