Protecção do elefante leva Angola a uma cimeira em Kasane

Protecção do elefante leva Angola a uma cimeira em Kasane

Angola participará na Terçafeira, 7, numa Cimeira do Elefante a decorrer em Kasane, no Botswana, cujo objectivo é reunir Chefes de Estado, ministros e organismos de integração regional da Área de Conservação do Transfronteiriça do Kavango-Zambeze (KAZA).

Aumentar a consciencialização sobre o status actual do Elefante Africano na região da África Austral, trocar ideias sobre conflitos entre humanos e elefantes e o comércio ilegal e legal de chifres do animal são os aspectos que serão discutidos na cimeira.

Outro dos propósitos passa por encontrar uma melhor compreensão da gestão do elefante e desafios associados, bem como uma série de medidas a serem tomadas de forma mais eficiente e eficaz com a influência da iniciativa KAZA.

Angola está a ser representada pela ministra da Ambiente, Paula Francisco Coelho, que antes participará em duas reuniões que antecedem a cimeira com os seus homólogos do Ambiente, nos dias 3 e 6 de Maio.

O elefante africano tem sido objecto de muita discussão em fóruns internacionais como a Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e da Flora Ameaçadas de Extinção (CITES).

As condições para o comércio de elefantes e suas partes e derivados têm sido objecto de muitas vezes um acirrado debate, com condições onerosas sendo colocadas sobre os países cujas populações de elefantes estão actualmente na lista das espécies em extinção.