Protecção do elefante leva Angola a uma cimeira em Kasane

Angola participará na Terçafeira, 7, numa Cimeira do Elefante a decorrer em Kasane, no Botswana, cujo objectivo é reunir Chefes de Estado, ministros e organismos de integração regional da Área de Conservação do Transfronteiriça do Kavango-Zambeze (KAZA).

Aumentar a consciencialização sobre o status actual do Elefante Africano na região da África Austral, trocar ideias sobre conflitos entre humanos e elefantes e o comércio ilegal e legal de chifres do animal são os aspectos que serão discutidos na cimeira.

Outro dos propósitos passa por encontrar uma melhor compreensão da gestão do elefante e desafios associados, bem como uma série de medidas a serem tomadas de forma mais eficiente e eficaz com a influência da iniciativa KAZA.

Angola está a ser representada pela ministra da Ambiente, Paula Francisco Coelho, que antes participará em duas reuniões que antecedem a cimeira com os seus homólogos do Ambiente, nos dias 3 e 6 de Maio.

O elefante africano tem sido objecto de muita discussão em fóruns internacionais como a Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e da Flora Ameaçadas de Extinção (CITES).

As condições para o comércio de elefantes e suas partes e derivados têm sido objecto de muitas vezes um acirrado debate, com condições onerosas sendo colocadas sobre os países cujas populações de elefantes estão actualmente na lista das espécies em extinção.

leave a reply