Sonangol explica-se por falta de combustível no mercado

A Sonangol E.P assumiu publicamente que o mercado nacional tem estado a enfrentar dificuldades de abastecimento com combustíveis nos últimos dias, devido a dificuldades de obtenção de divisas para o provisionamento do mercado com produtos refinados.

No comunicado tornado público, ontem, a empresa sublinha também o facto de haver uma “elevada dívida dos principais clientes do segmento Industrial, que consomem aproximadamente 40% da totalidade do combustível, cuja falta de pagamento condiciona a disponibilidade de Kwanzas para a aquisição de cambiais”.

Associado a este facto estão as dificuldades de transportação derivadas das constantes avarias nos navios de cabotagem, assim como o mau estado das estradas, e as condições climáticas que impedem a atracagem dos navios e a circulação dos camiões-cisternas o que tem atrasado a reposição da rotina dos mercados em tempo breve.

“Não obstante a esta situação, a Sonangol assegura ao público o seu total e permanente empenho para regularizar os mercados, tendo já efectuado o pagamento aos fornecedores de produtos importados, estando em processo de descarga quantidades suficientes para repor as condições de abastecimento”, lê-se no comunicado.

A Sonangol E.P., que se desculpa pelos transtornos causados, assegura que “já foram iniciados os procedimentos para o lançamento do concurso público internacional para renovação da frota de navios”, assim como garante o retorno à normalidade nos próximos dias.

leave a reply