Tribunal Constitucional confirma Miau na liderança da CASA-CE

Tribunal Constitucional confirma Miau na liderança da CASA-CE

Falando ontem, 7, em conferência de imprensa, Miau informou aos jornalistas que o Tribunal Constitucional confirmou-o como novo presidente da CASA-CE, segundo um despacho de anotação deste órgão jurisdicional datado de 22 de Abril de 2019. Assegurou que com esta decisão ficou esclarecido que o processo de mudança decorreu nos termos da lei, acrescentando ser mais uma etapa vencida no processo de renovação e consolidação da força política.

O novo líder da CASA-CE disse que é “com a liderança reforçada na sua legitimidade e legalidade” que a coligação vai enfrentar os novos desafios que se avizinham. André Mendes de Carvalho tomou posse a 9 de Março deste ano, e no seu primeiro discurso como novo líder da coligação garantiu trabalhar com todos os que se revissem na nova liderança, incluindo os independente fiéis ao antigo líder, Abel Chivukuvuku. Disse que esses militantes e quadros teriam um tratamento igual como os demais que militam nos partidos da coligação, e longe de sofrer qualquer discriminação, sendo ele também um independente.

Popularidade de Chivukuvuku

Durante a sua intervenção, Miau criticou alguns analistas políticos que alegavam que com a saída de Abel Chivukuvuku a coligação iria morrer, por ter sido ele a principal figura deste grupo de seis partidos. Assegurou que os avanços políticos obtidos ao longo destes anos resultaram dum trabalho de equipa, que teve o envolvimento de “muita gente a nível das províncias e não foi de uma só pessoa ,como tem sido muitas vezes veiculado”. Apesar de divergências internas que forçaram a saída de Chivukuvuku, Miau reconhece-o como sendo “um político com clarividência” que desenvolveu um trabalho que permitiu uma boa safra eleitoral nas duas eleições em que a CASA-CE participou.

Deixa Grupo Parlamentar

No encontro com os jornalistas nesta Terça-feira, o novo líder da CASA-CE reiterou deixar a presidência do Grupo Parlamentar para dedicar-se mais à coligação. A coligação conta com 16 deputados, sendo oito saídos da antiga legislatura de 2012, e os demais saídos das eleições gerais de Agosto de 2017.