Vietnamita interceptado pela polícia no aeroporto de Luanda com 575 mil dólares

Um cidadão vietnamita foi interceptado no aeroporto de Luanda pela polícia angolana na posse de quase 575 mil dólares com que pretendia deixar Angola, indicou hoje fonte policial.Segundo o comandante da Unidade Fiscal Aeroportuária, superintendente-chefe Emílio Kizua, a apreensão foi efectuada terça-feira por efectivos da Polícia Fiscal e da Administração Geral Tributária, quando o cidadão vietnamita, de 49 anos, se preparava para abandonar o país com destino ao Vietname, via o Dubai.
O vietnamita, residente em Angola há mais de 10 anos e que desenvolve actividades comerciais como venda de roupa e electrodomésticos, escondeu o dinheiro em quatro malas, mas foi detectado na área de visualização das bagagens por raio-x do aeroporto.
Segundo Emílio Kizua, para não levantar suspeitas, o cidadão vietnamita escondeu os valores dentro de pequenos tubos e não dispunha de uma autorização do Banco Nacional de Angola (BNA), pelo que se perfila como um crime de “transgressão cambial”.
Nas mesmas malas, prosseguiu, a Polícia Nacional e a AGT encontraram carne e marisco, usados para esconder o dinheiro.
Segundo a actual legislação do BNA, os cidadãos residentes cambiais podem sair de Angola com até 10.000 dólares (cerca de 8.900 euros), montante que diminui para metade para os não residentes cambiais.

error: Content is protected !!