Vietnamita preso no aeroporto de Luanda com mais de USD 500 mil em três malas

Vietnamita preso no aeroporto de Luanda com mais de USD 500 mil em três malas

Fonte da direcção do Aeroporto Internacional de Luanda avançou ao país que, a detenção da moeda estrangeira aconteceu devido ao reforço na segurança no embarque e desembarque de bagagem. O cidadão em causa é reincidente.

Os Serviços de Segurança do Aeroporto Internacional de Luanda apreenderam, na última terça-feira, 07, um cidadão Vietnamita com 574,500 (quinhentos e setenta e quatro mil e quintos dólares).

O limite máximo fixado pelo Banco Nacional de Angola é de 10.000 dólares, para maiores de 18 anos, e 3.500 dólares, para menores, residentes cambiais, contra os anteriores 15.000 dólares e 5.000 dólares, respectivamente.

O dinheiro, muito acima do recomendado por Lei nas entradas e saídas para o estrangeiro, estava dissimulada nos tubos das três malas despachadas pelo cidadão Nguyen Duc Quang, de nacionalidade vietnamita.

De acordo com as fontes aeroportuárias, Nguyen Duc Quang pretendia viajar com o dinheiro para o Dubai, Emiratos Árabes Unidos, no voo EK 794, quando a sua mala foi rastreada. “Este cidadão é reincidente. Mas como os técnicos de raio-X da ENANA, conhecidos como AVSECs, destacados no Aeroporto Internacional estão sempre atentos, a tentativa dele foi frustrada pela segunda vez.

Vamos redobrar os nossos métodos de actuação para termos um aeroporto cada vez seguro”, prometeu, o técnico sénior de segurança. Na primeira vez em que foi dectado, o cidadão tentava passar com 150 mil dólares.