Angola e Nigéria unem-se para combater ameaças ao desenvolvimento de ambos os países

Os ministros das Relações Exteriores de ambos os países decidiram que a 5ª Sessão da Comissão Conjunta Nigéria- Angola será realizada em Luanda, numa data a ser acordada, em 2019, para concluir os acordos de cooperação negociados entre os dois países

O ministro das Relações Exteriores, Manuel Augusto, esteve reunido na última Quinta-feira (9) com o ministro dos Negócios Estrangeiros nigeriano, Geoffrey Onyeama, em Abuja, na Nigéria. De acordo com um comunicado disponibilizado no final da reunião, a que OPAÍS acesso, os ministros, cientes da crise económica global, dos desafios das mudanças climáticas e o terrorismo, concordaram na necessidade de uma acção colectiva para combater, “efectivamente, todas as ameaças para o desenvolvimento sustentável nos seus respectivos países e no continente africano”.

A informação refere ainda que os ministros decidiram que a 5ª Sessão da Comissão Conjunta Nigéria- Angola seja realizada em Luanda, numa data a ser acordada, em 2019, para concluir os acordos de cooperação negociados entre os dois países. Os ministros resolveram, igualmente, segundo o comunicado, acompanhar a implementação do Memorando de Entendimento sobre o Acordo Bilateral do Espaço Aéreo (BASA), assinado recentemente entre a Nigéria e Angola. “Conscientes da enorme oportunidade para alargar o espectro da colaboração entre os dois países, os ministros dos Negócios Estrangeiros concordaram na necessidade de aumentar a cooperação nos domínios do comércio, investimento, petróleo e gás”, lê-se.

Sobre a situação política na Guiné Bissau, os dois ministros felicitaram o povo e os actores políticos guineenses pela atmosfera pacífica em que as eleições foram realizadas e consideradas livres e justas, e instaram as autoridades relevantes a completarem o processo; “Considerando a importância da paz e segurança no Golfo da Guiné, para o desenvolvimento sustentável da região, os ministros sublinharam a necessidade dos membros da Comissão do Golfo da Guiné honrarem os seus compromissos financeiro de forma a permitir que a Comissão funcione efectivamente”, lê-se.

Estiveram presentes pela parte da delegação Nigeriana Mohammed Abubakar, director interino para os Assuntos Africanos e A. Allotey, directora interina do Gabinete do Ministro dos Negócios Estrangeiros e pela parte da delegação angolana Eustáquio Januário Quibato, embaixador da República de Angola na Nigéria; Afonso Evaristo Eduardo, director para os Assuntos Africanos, Médio Oriente e Organizações Regionais do Ministério das Relações Exteriores de Angola; Joaquim Costa, ministro conselheiro da Embaixada da República de Angola na Nigéria. A comunicação refere que os ministros dos dois países reconheceram o “excelente” estado das relações bilaterais existentes entre a Nigéria e Angola, e expressaram a necessidade de aprofundar a cooperação nas áreas política, socio-económica e cultural, bem como melhorar a agenda de desenvolvimento dos seus respectivos países e do continente africano.

error: Content is protected !!