Angola na conferência sobre Transformação digital em Maputo

Angola na conferência sobre Transformação digital em Maputo

A empresa tecnológica Asseco PST, especialista no desenvolvimento de software para o setor financeiro e que trabalha com vários bancos em Angola, juntou na capital moçambicana meia centena de quadros e dirigentes de bancos para debater a transformação digital em curso na banca. Sob o mote “Digital Transformation”, os participantes trataram os temas centrais da nova banca digital. Entre os temas debatidos contam-se o papel dos canais eletrónicos , com o advento das soluções de internet banking e mobile banking, a gestão da relação com o cliente num único ponto e o poder dos dados e a sua transformação em informação relevante para os bancos.

Na conferência, promovida num hotel no centro de Maputo, debateu-se igualmente sobre a gestão dos riscos associados à actividade bancária e o tema da segurança. Isto é, dois dos pilares essenciais de qualquer solução tecnológica para o setor financeiro, onde as instituições mais recursos têm investido. Durante o evento, os participantes puderam visitar o espaço “Experiência Digital”, montado pela Asseco PST, e ficar a conhecer melhor as várias soluções desenvolvidas pela empresa para os seus clientes bancários. Dos mais de 60 bancos que integram a carteira de clientes da Asseco PST, que opera em vários mercados lusófonos em três continentes, oito têm presença ativa em Moçambique. Em Angola, o seu principal mercado, a empresa trabalha com 23 bancos.

A adesão ao evento demonstra bem que o desenvolvimento de uma cultura digital passou a estar na linha frente das preocupações dos bancos moçambicanos. Isto numa altura em que o sector bancário está em transformação acelerada. A exemplo, aliás, do que acontece em mercados mais maduros, com o desenvolvimento de soluções tecnológicas cada vez mais inovadoras e que permitem melhorar, de forma substancial, a forma como as instituições financeiras se relacionam com os seus clientes. “A Asseco PST tem feito um investimento significativo em Moçambique, onde está presente desde 1993. Detém uma empresa de direito local há mais de 10 anos e acabou de lançar no mês em Abril uma academia para capacitar e certificar novos especialistas em tecnologias de informação.