José Luís Mendonça vence prémio Jardim do Livro Infantil

José Luís Mendonça vence prémio Jardim do Livro Infantil

Com a obra “Lenda da Mãe África e do Filho que Vendeu o Coração”, o escritor José Luís Mendonça sagrou-se vencedor da edição 2019 do Prémio Literário Jardim do Livro Infantil. O júri presidido por Marta Santos destaca a linguagem simples e esteticamente bem elaborada que utiliza, assim como a disposição e apresentação do texto e a maneira como leva o leitor a conhecer e a sentir aspectos relevantes das estórias de África, toda a sua riqueza, grandeza e a essência da sua ancestralidade. O prémio é um evento anual em homenagem aos precursores da literatura infantil angolana e visa incentivar a criação literária infanto-juvenil, bem como promover o surgimento de novos autores e obras neste domínio.

José Luís Mendonça nasceu no Gulungo Alto, província do Cuanza-Norte, a 24 de Novembro de 1955. Estudou Direito na Universidade Agostinho Neto, em Luanda. É jornalista, membro da União dos Escritores Angolanos (UEA) e alto funcionário do Fundo da Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em Angola.

É autor de Chuva Novembrina (1981), obra que mereceu o prémio de poesia Sagrada Esperança, Respirar as mãos na pedra ‘1989, com qual venceu o grande Prémio Sonangol de literatura – 1988; Quero Acordar a Alva – 1997, prémio de literatura ‘Sagrada Esperança – 1996, ex-aequo com João Maimona; Se a Água Falasse, primeiro prémio dos jogos florais do Caxinde, 1997 e finalmente, Loga – Rítimos da alma, Pemas do mar 1998.