Exposição de gado de Benguela com mais de 250 cabeças se

a primeira edição da exposição de gado da província de Benguela vai contar apenas com expositores locais, e terá lugar no espaço adjacente ao Estádio Nacional de Ombaka, no mesmo período em que vai decorrer a FIB

Potência na criação de gado a nível da região Centro-sul, Benguela terá a sua primeira exposição de 29 a 01 de Junho, enquadrada nas festividades da cidade capital da província.

Paulo Flora avançou que “teremos cabeças de gado, entre bovino, caprino, suíno, cavalos e burros. Vamos mostrar as potencialidades de Benguela”, garantiu, para depois dizer tratar se de um dos maiores pólos de criação de gado do país.

Estarão no certame expositores em representação dos municípios do Lobito, Benguela e Baías Farta, todos do litoral da província, Chongorói, Caimbambo e outros por confirmar. Nesta altura, disse o responsável, os preparativos estão a ser ultimados.

“A organização da exposição de gado trabalha para que nada falhe, como assegurou, em exclusivo ao OPAÍS, Paulo Flora, da Associação dos Criadores de Gado de Benguela.

O salão de exposição está a ser montado na parte adjacente ao Estádio Nacional de Benguela, onde já foram montadas um total de 38 galerias, com capacidade para 20 animais cada uma delas.

“Isso quer dizer que temos espaço suficiente para receber mais expositores. Estamos abertos”, disse, no entanto, sem precisar a área total de exposição.

O responsável associativo acautelou que, por ser a primeira edição, vão participar apenas criadores da província, descartando assim a possibilidade de terem expositores de outras regiões.

“Gostaríamos de ter criadores de outras províncias, fundamentalmente da Huíla, mas não teremos agora. Aliás, trata-se de uma actividade de cariz provincial. Vamos ver nas próximas edições”, acautelou.

Leilão de gado As exposições de gado são seguidas de leilão. E em Benguela não será diferente. É assim que Paulo Flora assegura a realização de um leilão durante a exposição, durante o qual serão comercializados animais.

“Será um leilão aberto, todavia, participa dele o expositor que estiver interessado, pois pode-se dar o caso de alguns não estarem interessados. Portanto, o leilão é já uma certeza, mas estamos abertos para outras contribuições”, referiu.

Um pouco sobre Benguela

Localizada no Litoral-centro, estima-se que a província de Benguela tem uma área de 39.827 km². Em 2014, tinha uma população de 2 036 662 habitantes. [1] A província localiza-se a 692 quilómetros da capital do país – Luanda e é constituída pelos seguintes municípios: Baía Farta, Balombo, Benguela, Bocoio, Caimbambo, Catumbela, Chongoroi, Cubal, Ganda e Lobito, todos eles com potencialidades agro-pecuária.

leave a reply