Carta do leitor: Mães de “primeira viagem” merecem um pré-natal diferenciado

Bem-haja equipa do jornal oPaíS. É com enorme prazer que vos torno a escrever. gosto de fazê-lo porque encontro neste espaço a oportunidade de expor alguns assuntos que a meu ver merecem especial atenção. desta vez, gostaria de falar sobre as consultas de Prénatal.

Serei mãe de “primeira viagem” e neste período tão especial, que é a gestação, vamos passando por diversas mudanças não só físicas, mas também psicológicas. e para que tudo corra da melhor maneira possível, as gestantes devem cumprir o calendário de visitas ao médico, na qual são orientadas como devem proceder em cada trimestre.

Infelizmente não tive uma experiência muito boa na minha primeira consulta. depois de enfrentar uma longa fila para ser atendida, tive de “gerir” o mau-humor da profissional em serviço. estava visivelmente aborrecida, talvez por já ter atendido inúmeras mulheres.

Entretanto, a situação levou-me a ficar inibida de expor algumas questões que achava pertinente no momento. uma delas foi qual seria o melhor horário para tomar o suplemento “ferro”, visto que já tinha ouvido outras gestantes a relatarem que o mesmo causava alguns efeitos colaterais ( como os enjoos) . desta feita, preferi nem questionar, limitando-me a ouvir o que me estava a ser dito.

Bom, deste dia em diante passei a pensar como o atendimento seria mais eficaz se existisse um departamento,tanto nas instituições públicas como nas privadas, que se dedicassem apenas a cuidar das mães de “primeira- viagem”.

É verdade que há escassez de profissionais no sector da Saúde. entretanto, tal medida faria com que se reduzisse muitos casos de complicações na gravidez, uma vez que as gestantes evitariam certos erros. É melhor ouvir os conselhos de médicos do que de terceiros.

Deste modo, sugiro que oportunamente este tema fosse abordado nas páginas do vosso jornal. afi nal, nós, as mamãs de primeira viagem, precisamos de uma “atenção extra”.

Saudações.

Maria Benedita. lubango

error: Content is protected !!