Lixo pode paralisar hidro-eléctrica do Chicapa

Lixo pode paralisar hidro-eléctrica do Chicapa

Segundo o gestor, três a quatro toneladas de resíduos sólidos são, em média, retirados diariamente ao longo das condutas de água e nas albufeiras. Kabaca Nzinga disse que a solução é paralisar todas as máquinas, abrir as comportas e tentar retirar a areia que está acumulada, mas pode levar 22 dias.

Informou também que parte dos 9.95 milhões de metros cúbicos de água da albufeira foi consumida pela quantidade de areia proveniente do rio Muangueji e resíduos sólidos,que danificaram os caminhos de força das águas. A hidro-eléctrica do Chicapa, inaugurada em 2008, tem uma capacidade instalada de produção de 16 megawatts de energia eléctrica, 12 dos quais são para a Sociedade Mineira de Catoca e os quatro beneficiam parte do centro da cidade de Saurimo. A cidade de Saurimo é alimentada, em cerca de 96 por cento, pelas centrais térmicas, principais fontes de fornecimento de energia.

A Sociedade Mineira de Catoca é a maior empresa diamantífera e principal contribuinte na Lunda- Sul, com 46 por cento das receitas fiscais, através dos impostos locais. Localizado no centro da região Leste de Angola, com cerca de 537 mil e 587 habitantes, o município de Saurimo (sede da província) conta, para além da energia proveniente da barragem do Chicapa, com duas centrais térmicas com uma potência de 13 megawatts, enquanto o Cacolo e o Muconda possuem grupos geradores com cinco megawatts cada um.

Para aumentar a capacidade de fornecimento de energia em Saurimo, estão em fase de conclusão, a construção de duas centrais térmicas nos bairros Txicumina e Nhama, de 19.6 e 20 megawatts, respectivamente. Com a entrada em funcionamento das referidas centrais, previstas para o primeiro semestre do ano em curso, o município passará a contar com um total de 56 megawatts. Actualmente, ao nível da província, 11 mil e 642 habitantes beneficiam de energia eléctrica.