Especialistas abordam a Física e o seu contributo no desenvolvimento equilibrado

A Sociedade Angolana de Física (SAF) realiza, hoje, no município da humpata, as primeiras Jornadas de Física, sob o tema “a Física para o desenvolvimento equilibrado

POR: João Katombela, na huíla

Segundo o presidente da referida sociedade, Jorge Maria Gonçalves Mayer, o evento é uma antecâmara para a terceira conferência de Física da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), a realizar-se no próximo mês, em São Tomé e Príncipe. O certame tem como objectivos a melhoria do processo de ensino e aprendizagem da Física e incentivar a inovação de ideias em Física com aplicações sociais, científias, tecnológica e ambientais.

“É também nosso objectivo, com estas jornadas de Física, congregar os físicos, professores e estudantes de física para, em conjunto, pensarem sobre como anda o ensino desta disciplina no país e qual o contributo dela na resolução de muitos problemas sociais”, disse. Em relação ao contributo da Física na resolução dos problemas sociais, o presidente da Sociedade Angola de Física, Jorge Maria Gonçalves Mayer, informou que a sua organização tem em carteira um projecto que brevemente será apresentado às autoridades competentes, com vista a obter financiamento para a sua execução.

“Trata-se de um projecto de montagem e instalação de pára- raios, já que, como sabemos, a província da Huíla tem sido palco de várias descargas eléctricas em períodos chuvosos, causando vítimas mortais humanas e animais. Nós queremos acabar com este fenómeno, e tão logo haja financiamento, passaremos logo para a sua execução”, revelou. A Sociedade Angolana de Física participará nas terceiras jornadas da Física da CPLP a convite da Sociedade Portuguesa de Física (SPF), qco-organizadora do evento, que vai juntar especialistas de todos os países falantes do português. A Sociedade Angolana de Física (SAF) é uma ONG do Lubango, província da Huíla, que tem, entre outros objectivos, o de congregar os físicos, engenheiros, professores e estudantes de física no país.

error: Content is protected !!