Poder local em debate no 6º Diálogo Estratégico na Academia BAI, hoje

Poder local em debate no 6º Diálogo Estratégico na Academia BAI, hoje

A Academia BAI, em parceria com o Instituto Pedro Pires (IPP), realiza, pela primeira vez em Angola, a conferência “Diálogo Estratégico” – VI edição na sua história e primeiro em Angola – hoje, Sexta-feira (17). Sob o tema “Poder local e ordenamento territorial: pensar, planear e potencializar”, o encontro será realizado num único dia, estando subdividido em dois painéis interactivos e uma “conversa” com Pedro Pires, patrono do IPP e ex-Presidente de Cabo-Verde.

De acordo com a agenda a que OPAÍS teve acesso, a abertura do certame será feita pelo vice-presidente da República de Angola, Bornito de Sousa, que tem ainda agendada uma apresentação de 30 minutos, enquanto o encerramento ficará sob a responsabilidade do ex- Presidente cabo-verdiano e patrono do IPP, Pedro Pires O IPP tem realizado desde 2015 “Diálogos Estratégicos” em Cabo- Verde. De acordo com a directora do Gabinete de Comunicação da Academia BAI, com a realização do primeiro evento do género em Angola pretende-se contribuir para a discussão relativamente à realização primeiras eleições autárquicas, previstas para 2020.

Kámia Madeira explicou que a organização olha para a questão do ordenamento do território como sendo um factor importante, nesta fase, e uma forma de aproximação e de melhoria de vida das populações. Referiu também que a participação de convidados de outros países vem, precisamente, ajudar na reflexão do que poderá ser o processo de autarquias em Angola, por meio da informação e experiência que possam ser levadas em consideração. O director do gabinete de Alterações Climáticas do Ministério do Ambiente, que será um dos moderadores do evento, destacou a importância dos processos de tomada de decisão sobre o ordenamento do território, bem como do uso do território, tendo referido ser uma das chaves para a oportunidade de desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida das comunidades, em harmonia com o ambiente. Gisa Martins afirmou que a conferência será uma oportunidade para abordar questões relacionadas com o ordenamento do território e recolher experiências que possam contribuir para o processo da edificação do sistema que vai reger as autarquias. A organização conta reunir cerca de 160 participantes. “Nós gostaríamos de ter presentes decisores e todos os que lidam com estas questões”, afirmou Kámia Madeira.

Diálogo Estratégico

Trata-se de um evento anual de um dia, que reúne, em Cabo-Verde, e agora Angola, especialistas de diversas áreas e nacionalidades. Os encontros são abertos ao público e abordam temas que se espera poderem contribuir para a formulação ou reformulação de políticas públicas sensatas, condizentes com a realidade sobre a qual pretendem agir.

Pedro Pires volta “à conversa” em Luanda

O antigo Presidente de Cabo-Verde esteve em Angola em Novembro de 2018 e participou no encontro denominado “Conversa com” na Academia BAI. Na ocasião, o patrono do IPP falou para uma plateia restrita que reuniu membros da Fundação Tchiweka, professores universitários e outras individualidades. No encontro, respondeu a diferentes questões relacionadas com a história de África, política e chegou mesmo a sugerir algumas ferramentas que podem servir de ideologias motivacionais para os jovens que pretendam tornar-se bons líderes: nomeadamente patriotismo, auto-estima, orgulho nacional e aposta na Educação.