Agência Nacional de Petróleo e Gás e Sonangol assinam contractos de cooperações

Agência Nacional de Petróleo e Gás e Sonangol assinam contractos de cooperações

Estes dois contratos trazem vantagens significativas para o país e para o desempenho de ambas as entidades, sendo que a relação fica agora mais fortalecida. O contrato de suporte à transição tem como objectivo contribuir para o arranque efectivo da ANPG e para o bom funcionamento das áreas de suporte (tecnologias de informação, recursos humanos, administração e finanças). No fundo, visa evitar a disrupção nas funções e nos trabalhos a desenvolver pela concessionária nacional. O contrato de agenciamento estabelece que a Sonangol comercializa o petróleo da concessionária nacional, sendo que a ANPG reconhece à Sonangol competências nesta matéria e a mandata para o efeito.

O presidente e os administradores recém-empossados da Sonangol receberam os seus homólogos da Agência Nacional de Petróleo Gás e Biocombustíveis (ANPG) num encontro que durou cerca de duas horas, e que visava revisitar o processo de transferência da função concessionária da Sonangol para a ANGP. Este encontro acabou também por culminar na assinatura destes dois contratos, os quais são essenciais para a regulação da actividade e para a definição das responsabilidades em ambas as entidades. Esta assinatura fortalece e estreita a relação de trabalho e de parceria entre ambas as partes. Na assinatura dos contratos estiveram presentes, pela Sonangol, o PCA, Gaspar Martins, os administradores Executivos Baltazar Miguel, Joaquim Fernandes, Luís Maria e Osvaldo Macaia; e pela ANPG, o PCA, Paulino Jerónimo, e os Administradores Executivos Natacha Massano, César Paxi e Gerson dos Santos, que conduziram este encontro num ambiente de cordialidade, harmonia e descontração, levando a bom porto a assinatura destes dois importantes instrumentos de gestão.

Paulino Jerónimo, presidente da ANPG, enfatizou a importância do trabalho em equipa entre as duas entidades para a prossecução dos desígnios do Governo de Angola no âmbito do sector petrolífero. “Só trabalhando de forma harmoniosa, focados no objectivo comum de fazer de Angola um país, um mercado e um player realmente importante a nível mundial no âmbito petrolífero, é que cada uma das partes estará a desempenhar bem a sua missão, a sua função. É seguramente por aqui que queremos e vamos caminhar, contribuindo em conjunto e cada vez mais para o desenvolvimento do nosso país e para elevar a imagem de Angola em todos os mercados importantes”, disse Paulino Jerónimo após terminar o encontro com os responsáveis da Sonangol. Por seu lado, e com o sentimento de missão cumprida, Gaspar Martins, presidente da Sonangol, referiu que “temos todos de fazer vingar a Agência, para que possamos fazer vingar o sector petrolífero em Angola”.