Petro de Luanda conquista o 13º título

Petro de Luanda conquista o 13º título

O Petro de Luanda sagrou-se ontem campeão do Unitel- Basket, Campeonato Nacional sénior masculino de basquetebol. Os tricolores venceram, por 88- 82, o 1º de Agosto no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, em jogo a contar para sexta partida dos play-off a melhor de sete jogos. Depois de anos, os tricolores resgataram o título perdido em 2016 para o seu arqui-rival. Deste modo, a equipa às ordens de Lazare Adingono leva para a sua galeria o décimo terceiro título. Por sua vez, os militares mantêm- se na primeira posição com 19 troféus conquistados da maior montra da “bola ao cesto” a nível nacional.

Com a lotação do Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva praticamente esgotada, as duas equipas entraram para a quadra com os nervos à “flor da pele”, porque sabiam da importância da vitória. Pois é, e o Petro de Luanda conseguiu acertar as linhas, tendo terminado a vencer os dois primeiros períodos por 20-13 e 40-31 respectivamente. No reatamento, ou seja, no terceiro quarto, os militares apresentaram uma outra dinâmica, o que permitiu comandar o marcador, mas como o seu principal jogador esteve bem marcado, não foram capazes de conservar a vantagem. Fruto da sua experiência, Carlos Morais, Gerson Gonçalves e Olímpio Cipriano puxaram dos galões e venceram a partida.

Reacções da final

O treinador do Petro de Luanda, Lazare Adingono, revelou que o segredo do título esteve na união do grupo. O técnico camaronês felicitou a equipa adversária, porque foi um digno vencido. Por sua vez, o técnico do 1º de Agosto, Paulo Macedo, mostrouse triste com a derrota.