Riad convoca reuniões da Liga Árabe e do CCG

Riad convoca reuniões da Liga Árabe e do CCG

Os Estados Unidos também implantaram na região do Golfo o seu porta-aviões “Abraham Lincoln” e bombardeiros B-52, evocando uma “ameaça” do Irão, seu inimigo e também rival de Israel e da Arábia Saudita, dois países aliados de Washington.

As cimeiras extraordinárias convocadas pelo rei Salman – do Conselho de Cooperação do Golfo (CCG) e da Liga Árabe – serão realizadas a 30 de Maio em Meca “para discutir essas agressões e suas consequências na região”, informou a agência oficial saudita SPA.

Trata-se de “consultar e coordenar com os líderes irmãos todas as questões que possam fortalecer a segurança e a estabilidade na região”.

Os Emiratos Árabes Unidos, aliados de Riad, “saudaram” esta iniciativa.

Evitar uma guerra

Durante uma colectiva de imprensa em Riad, o ministro saudita das Relações Exteriores, Adel al-Jubeir, afirmou que o seu país “não quer uma guerra” com o Irão e “vai fazer de tudo para evitá-la”.

Ao mesmo tempo, assegurou que Riad está pronta para “se defender e defender os seus interesses” se a outra parte decidir avançar para um conflito armado.

A agência SPA informou que o príncipe herdeiro saudita, Mohamed bin Salman, falou por telefone com o secretário de Estado americano, Mike Pompeo, sobre as medidas a tomar para fortalecer a segurança na região.

De acordo com Elizabeth Dickinson, analista do centro de estudos do Crisis Group, Riad quer mostrar que tem o apoio de outros países da região.

“A pressão máxima que os Estados Unidos exercem contra o Irão tem pouco apoio entre os aliados ocidentais”, acrescenta a analista.

Por sua vez, “a Arábia Saudita está a construir o que é, na sua opinião, a maior coligação de países árabes e muçulmanos já forjada contra o Irão, o adversário comum”, explica Dickinson.

Ataques e sabotagens

Os xiitas huthis, rebeldes próiranianos que controlam grandes áreas no Iêmen, vizinho da Arábia Saudita, reivindicaram um ataque cometido na Terça-feira na região de Riad contra duas estações de bombeamento de um oleoduto que liga o Leste e Oeste da Arábia Saudita.

Além disso, quatro navios foram danificados em actos de sabotagem ao largo da costa dos Emiratos Árabes Unidos, na entrada do Golfo. Foram atingidos dois petroleiros sauditas, um navio norueguês e um cargueiro dos Emiratos.

Um comunicado saudita destaca “as graves consequências desses ataques”, especialmente para “as rotas de abastecimento e a estabilidade dos mercados mundiais de petróleo”.

Quando questionado sobre os recentes ataques a navios no Golfo, o ministro saudita afirmou: “Nós investigamos esse problema (…) Temos algumas indicações e vamos apresentá-las quando a investigação for concluída”.

No entanto, nem os Emiratos, nem a Arábia, ambos aliados de Washington, deram mais detalhes sobre a natureza desses ataques a navios.