Saúde universal é preocupação global- ministra Sílvia Lutucuta

Saúde universal é preocupação global- ministra Sílvia Lutucuta

A ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, afirmou, nesta segunda-feira, em Genebra (Suiça), que a saúde universal é uma preocupação global, exigindo uma intervenção concerta contra as grandes endemias.

De acordo com a governante, que falava à margem da sessão de abertura da Assembleia da Organização Mundial da Saúde, consagrada à Erradicação da Poliomielite, que tem lugar até ao dia 28 do mês em curso, deve-se prestar, igualmente, atenção especial as doenças crónicas não transmissíveis, aos planos estratégicos e ao orçamento destinado ao sector da saúde.
Sílvia Lutucuta informou ainda que, durante o evento, fará a apresentação do quadro da situação geral da saúde pública em Angola, bem como a sua intervenção em nome dos 47 Estados membros da região africana da OMS, para além de apresentar um projecto de declaração em nome da CPLP sobre o Acesso aos Medicamentos e Vacinas.
A 72ª sessão da Assembleia Mundial da Saúde está destinada a debater e analisar questões de saúde que incluem estratégias e mecanismos para o bem-estar universal.
O encontro, que terá como convidado especial, Uhuru Kenyatta, Presidente do Quénia, prevê ainda uma sessão de alto nível e atribuição de prémios aos altos funcionários e técnicos da OMS que se destacaram no ano transacto no ramo da saúde.