Marcas internacionais no Fórum Mundial de Turismo em Angola

Marcas internacionais no Fórum Mundial de Turismo em Angola

O sector do turismo continua a ser uma das prioridades para alavancar a economia nacional. Por isso, Angola prepara-se para acolher o Fórum Mundial de Turismo. Até ao momento, estão garantidas presenças de grandes empresas internacionais do sector, nomeadamente a AccordHotels e a Booking, entre outros, como realçou a ministra do Turismo, Ângela Bragança. Segundo a governante, que falava ontem à margem de um matabicho com os jornalistas, além de conhecer Angola, os empresários destas grandes cadeias vão falar sobre as suas marcas, das suas exigências e do desenvolvimento das mesmas.

“Além de falarmos sobre nós, vamos ouvir revelações das suas experiências e saber como somos vistos”, explicou. O fórum, segundo a governante, será uma sala de visitas, na qual estarão presentes operadores nacionais e internacionais, empresas nacionais que vão trocar experiências. O mesmo contará ainda com uma exposição cultural que vai demonstrar toda a atracção turística nacional. “Será um misto de debates, mas também uma manifestação cultural e turística, uma verdadeira montra de Angola “precisou. Sublinhou ainda que o fórum visa atrair mais investimentos para o país, uma vez que a perspectiva do turismo, hoje, além do lazer, é sobretudo de carácter económico por forma a permitir um grande impacto no Produto Interno Bruto (PIB) e na criação de postos de trabalho.

A ministra do Turismo reforçou que a promoção do Turismo no país não é intrínseca ao sector do Turismo, pelo facto de a mesma revestir de várias facetas. “A digressão do presidente da República, João Lourenço, pelo mundo, foi uma maneira de promover o país”, realçou. Referiu que, todas as formas desenvolvidas em relação à simplificação, isenção de vistos, as manifestações de carácter económico e financeiro, como, por exemplo, a forma como é feito o investimento, como se trabalha o mesmo investimento, entre outros aspectos, também concorrem para a promoção do país. Além disso, sublinhou que também quer que os hábitos culturais e desportivos contribuam para a promoção da imagem. “Então, é essa transversalidade que o turismo encerra. pois capta também investimentos”, salientou.

Ângela Bragança explicou que o sector do turismo passa por todos os outros. Desta forma, prosseguiu a governante, o país pretende se posicionar com exemplos como o combate à corrupção, uma forma de demostrar confiança e dar uma nova visão daquilo que se espera dos investimentos. “O turismo ganha quando todos esses ambientes estão devidamente harmonizados”, disse. Sendo um sector transversal, marcaram presença no fórum os ministérios da Energia e Água, dos Transportes, do Ambiente e também o da Construção.

Visitas

No quadro do Fórum Mundial do Turismo, serão também efectuadas algumas visitas a partir de Luanda, concretamente ao Pólo Nacional Turístico de Cabo Ledo, e às províncias do Namibe e Malanje, respectivamente. Por outro lado, Ângela Bragança esclareceu que, além das sete maravilhas, Angola está preparada para demonstrar as potencialidades do país, nomeadamente, o projecto Okavango/Zambeze.

Angola tem condições para o Turismo

Por sua vez, o presidente do Fórum Mundial do Turismo, Bulut Bagci, acredita que Angola reúne todas as condições necessárias através dos pontos turísticos que permitem ter um turismo de sucesso. E cita, como exemplos, países como a África do Sul e Espanha, que conseguiram através do turismo desenvolver as suas economias. Para já, garantiu que a organização que representa pretende trazer grandes marcas internacionais para Angola, com investimentos propriamente no parque da Kissama e no Pólo de Desenvolvimento Turístico de Cabo Ledo. “Daremos toda a nossa assistência para garantir a presença de grandes marcas em Angola”, disse, acrescentando que depois do Fórum vai promover a imagem de Angola nos países árabes, por entender ser um bom mercado para se investir no sector do turismo.

O Fórum Mundial do Turismo

É uma organização global que realiza eventos turísticos em diferentes partes do mundo, com o fim de impulsionar ainda mais o turismo global. Além disso, presta especial atenção à relação entre as tendências do turismo local e global, bem como estratégias para um crescimento do turismo mais sustentável.