Companhias aéreas chinesas pedem indemnizações à Boeing pelo 737 MAX

Companhias aéreas chinesas pedem indemnizações à Boeing pelo 737 MAX

A informação foi divulgada pela imprensa estatal chinesa num momento de escalada na guerra comercial entre China e Estados Unidos: China Southern Airlines, China Eastern Airlines e Air China querem indemnizações do grupo aeroespacial americano.

A China Southern é a maior companhia aérea da Ásia pelo tamanho da frota, a China Eastern é a número dois do país, enquanto a Air China é a companhia aérea de bandeira estatal. Um porta-voz da China Eastern Airlines confirmou à AFP que uma nota da agência estatal Xinhua afirmando que a companhia apresentou a demanda de indemnização está correcta, mas não revelou valores ou detalhes.

Em 11 de Março, a China foi o primeiro país a ordenar que a sua frota doméstica do Boeing 737 MAX permanecesse em terra, uma reacção a dois graves acidentes. O primeiro acidente aconteceu em Outubro, quando um 737 MAX da Lion Air caiu na costa da Indonésia pouco depois da descolagem em Jacarta, provocando a morte das 189 pessoas que estavam a bordo. O segundo ocorreu em 10 de Março, quando morreram as 157 pessoas que viajavam num 737 MAX da Ethiopian Airlines. A aeronave caiu poucos minutos depois de descolar de Adis Abeba.

A China Eastern afirmou que “deixar em terra os aviões Boeing 737 MAX 8 representou grandes perdas para a companhia, e que estas continuam”, afirmou a Xinhua. A agência informou que a empresa não quis revelar os detalhes da carta de reclamação enviada à Boeing. A companhia, com sede em Xangai, deixou em terra 14 aviões MAX da Boeing enquanto o grupo americano avalia os riscos de segurança do modelo. A Boeing reconheceu no Sábado que precisa de corrigir falhas do software de simulação de vôo utilizado para treinar os pilotos. Esta foi a primeira admissão da existência de falhas desde os acidentes.