Fórum Mundial do Turismo arranca hoje em Luanda

Fórum Mundial do Turismo arranca hoje em Luanda

Além de reunir em Luanda os líderes da indústria do Turismo ao nível do mundo, o WTF vai abordar temas como “Turismo em África; Turismo digital ou informatizado; O papel do governo nas viagens de negócio; Porquê investir em Angola e O segredo ou a história do sucesso dos destinos turísticos”, entre outros assuntos. O evento, que vai reunir 1500 delegados, pode trazer oportunidades de investimentos nos sectores da Construção, Transportes, Energia e Águas, e Agricultura, e proporcionar a criação de empregos, pelo facto de o Turismo ser uma indústria de investimento de paz e de lazer, bem como de oportunidades.

Situação actual das infra-estruturas turísticas do país

De acordo com o documento apresentado pelo Ministério do Turismo aquando do Iº Conselho Consultivo Alargado realizado no ano passado, na cidade do Sumbe, província do Cuanza-Sul, o país conta actualmente com mais de 7.086 empreendimentos, dos quais, 228 são hotéis, 21 Apart – hotéis, seis Estalagens e Motéis, 102 conjuntos edificados para o turismo e mais de 4647 restaurantes e similares e 418 agências de viagens e turismo. Desses dados, a província de Luanda lidera o ranking com um total de 109 hotéis e 6761 quartos e 8476 camas, a seguir vem a província de Benguela com um total de 22 hotéis, 1300 quartos e 1660 camas, enquanto a província do Cuanza-Sul conta com um total de 21 hotéis , 786 camas e um total de 100 quartos.

Ainda no mesmo documento referente à situação actual das infra- estruturas hoteleiras, a Huíla conta com 11 hotéis, 949 quartos e 1240 camas. A província do Zaire está com 11 hotéis, 389 quartos e 650 camas, enquanto Cabinda conta com 10 hotéis, 1017 quartos e 1247 camas no total. Por outro lado, a província do Huambo com um total de 8 hotéis com 363 quartos e 469 camas, a província de Malanje tem 8 hotéis e 369 quartos e 427 camas, enquanto o Uíge com 5 hotéis, 211 quartos e 255 camas, ao passo que a província do Moxico tem 5 hotéis, 141 quartos e 192 camas.

Segundo o documento, a realização do Campeonato Africano de Futebol realizado em Angola em 2010 (CAN), o sector turístico conheceu um crescimento relevante, tanto na quantidade como na qualidade, tendo dobrado consideravelmente a sua capacidade instalada em termos de empreendimentos hoteleiros e similares, principalmente, nas províncias de Luanda, Benguela, Huíla e também em Cabinda. O documento a que o Jornal OPAÍS teve acesso refere ainda que 95% deste investimento foi assegurado pelo sector privado, com principal destaque para o grupo AAA, que lançou um mega projecto de construção de 50 unidades hoteleiras em todo o país, perfazendo um total de 6.445 quartos com nove unidades em funcionamento. Número de hotéis por categoria Quanto à categoria, no país existe um total de três hotéis de cinco estrela, 20 hotéis de quatro estrelas, 79 hotéis de três estrelas, 52 hotéis de duas estrelas e 65 hotéis de uma estrela.

Entrada de Turistas

Em 1988 chegaram às fronteiras do país um total de 60.898 turistas enquanto em 2001 a entrada de turistas foi de 67.379, ao passo que em 2016 Angola registou a chegada de 592.495 turistas e em 2017, 260.961 turistas.

Turismo arrecada mais de USD 800 milhões

Actualmente, as receitas dos serviços hoteleiros e similares representaram para o PIB nacional cerca de 3,5 %, em 2017 a receita do sector situou-se em USD 880 milhões.

Mais de 2000 postos de trabalho

O emprego no sector do Turismo apresentou resultados positivos, actualmente, perfazendo um total de 223 mil e 965 postos de trabalho.

Unidades hoteleiras e a aposta nos novos serviços

As unidades hoteleiras de Luanda estão actualmente a apostar na implementação de novos serviços como a realização de festas, aluguer de espaços para casamentos entre outros eventos para angariar fundos. Face às actuais dificuldades que o país vive, e alguns constrangimentos que vêm afectando o sector, alguns hotéis, como o Horizonte Novo, começaram apostar em novos serviços entre eles aluguer de espaços para realização de casamentos, shows, entre outros eventos para conseguirem manter-se no mercado, tal como informou recentemente à Revista Exame, o director do Hotel Novo Horizonte, Luís Lobo.

Segundo o responsável, atendendo as dificuldades de vária ordem, houve uma diminuição de 55% em relação ao ano passado, mas avançou que durante o mês de Junho, apesar de não ser da mesma percentagem o índice de entrada de hóspedes aumentou pelo menos 30%. Referiu que existem algumas unidades hoteleiras ao redor que estão vazias e outras mesmo que por motivos diversos foram obrigadas a encerrar as portas. Em face desta situação, o responsável salientou que neste momento, prefere optar por aumentar alguns serviços de modo a angariar outros fundos. Por outro lado, esclareceu que neste momento os quartos dos hotéis são frequentemente ocupados pelos angolanos e também alguns cidadãos de origem africana.

“ A entrada de hóspedes de países Europeu, como do Brasil, diminuiu significativamente nos últimos tempos, portanto, os hospedes que temos são os próprios angolanos e alguns cidadãos provenientes de países como o Congo, Namíbia e África do Sul”, disse Há sete anos no mercado, o Hotel Horizonte Novo de três estrelas, localizado no município de Viana, em Luanda, tem 56 quartos e 112 camas, e emprega cerca de 56 jovens angolanos. Apesar de todos os constrangimentos que ainda se registam no sector, o empresário na direcção do hotel há 4 anos, reconhece que o negócio da hotelaria é acima de tudo rentável. “O negócio da hotelaria é muito rentável “pode não ser agora, mas é rentável” Sem avançar o valor do investimento, o responsável disse que o valor do investimento para a construção da infra-estrutura já teve retorno. Um dos grandes problemas que o hotel enfrenta tem sido a falta de água, o saneamento básico, “Não há água canalizada em Viana”, frisou Por isso, desde alguns meses a unidade optou por comprar uma cisterna de água, gastando diariamente 5 a 6 cisternas.

Turismo é sector estratégico para o BNI

Na qualidade de parceiro estratégico do Ministério do Turismo, o Banco BNI tem dedicado especial atenção a este sector, visto que o desenvolvimento e o apoio a projectos estruturantes fazem parte dos seus pilares estratégicos. Na Feira de Artesanato, o banco marcou presença com um stand que facilitou as transações monetárias no local, tendo possibilitado a compra dos produtos disponíveis no evento aos turistas que viajavam a bordo do navio cruzeiro que atracou no porto de Luanda nos dias 5 e 6 de Abril. Nos dias 17 e 18 de Maio, o BNI reforçou a sua aposta nas iniciativas ligadas ao sector, apoiando, na qualidade de patrocinador, o Presidential Golf Day um evento desportivo de cariz internacional,cujo foco é o de atrair investidores estrangeiros para a implementação de projectos na área do turismo e em áreas colaterais e que pela primeira vez se realizou em Angola.

Este evento teve como patrono o Presidente da República, João Lourenço. Na sequência do patrocínio ao Presidencial Golf Day,o banco prepara-se agora para participar no Fórum Mundial de Turismo, que se realiza entre os dias 23 e 25 de Maio que terá periodicidade anual. Enquanto banco de referência no mercado financeiro nacional, o BNI assumiu como compromisso a aposta no desenvolvimento de Angola e, no âmbito da parceria estratégica que estabeleceu com o Ministério do Turismo, tem em conta a importância deste sector na proliferação da imagem, dos serviços e das diferentes ofertas nacionais, com vista ao desenvolvimento da produção e das exportações, bem como da circulação de divisas.