Preço do barril de petróleo cai de forma brusca um mês depois da “estabilidade”

Preço do barril de petróleo cai de forma brusca um mês depois da “estabilidade”

Desde a entrada em vigor da decisão do corte na produção de petróleo, em Janeiro do ano em curso, uma decisão da Organização dos Países Produtores de Petróleo (OPEP), a matéria-prima tem registado ganhos e perdas.

Estável há um mês, esta semana o preço do barril de petróleo caiu de forma brusca, saindo da casa dos 70 dólares para 67.76, valor apurado na última venda (ontem).

Ainda assim, o preço fica próximo das expectativas iniciais de Angola, cujo peso do petróleo no OGE é de mais de 90%. O valor actual do preço do barril de petróleo fica próximo do valor que o mercado registou, há um meses, antes da “estabilidade”. Até 22 de Maio, o barril de Brent estava a ser comercializado a 72 dólares e 18 cêntimos, com ganhos de 0,21 em relação ao período de venda anterior. Durante os últimos 30 dias, a variação colocou sempre Angola numa posição “confortável”.

Variações

Em Março deste ano, o preço do Brent chegou a ser comercializado a 64, 66, e na primeira semana de Abril chegou aos 68 dólares, valor mais alto desde 2014.

No início de Fevereiro, depois de longas semanas sem ultrapassar a barreira dos 60 dólares, o barril de petróleo do tipo Brent, referência para as exportações de Angola, ultrapassou os 64 dólares.

Todavia, economistas recomendam cautelas, reduzindo o preço de referência. E a equipa económica do Governo ouviu e jogou no seguro, tendo feito já uma redução.

OGE com menos dinheiro

Devido à revisão do preço de referência do barril de petróleo, o Orçamento Geral do Estado, em discussão na Assembleia Nacional, prevê menos arrecadação e despesas, comparativamente ao documento aprovado em Dezembro do 2018.

Assim, o OGE passa a comportar receitas e despesas no valor de dez biliões, trezentos e setenta e dois mil milhões, oitocentos e sessenta e quatro milhões, seiscentos e setenta e quatro mil, cento e doze Kwanzas e noventa e dois cêntimos (10.372.864.674.112,92), contra os 11,3 biliões de Kwanzas inicialmente previstos. A revisão do OGE está em linha com o preço do barril de petróleo que passou de 68 para 55 dólares.

Sendo assim, alguns projectos do sector social serão afectados, sobretudo na educação e na saúde.

Numa das suas abordagens sobre o assunto, o ministro de Estado para o Desenvolvimento Economico e Social, Manuel Nunes Júnior, afirmou que “a revisão orçamental não é nada estranho. Quando apresentamos o OGE na Assembleia Nacional acautelamos a possibilidade de ele poder ser revisto”, disse.

Receitas do petróleo

A Sonangol e as suas associadas exportaram, no primeiro trimestre de 2019, cerca de 119,79 milhões de barris, gerando uma receita bruta de USD 7.550 milhões.

De acordo com dados disponíveis, desse volume a Sonangol exportou 45 milhões de barris, um incremento de apenas 9.000 barris em relação ao último trimestre de 2018, tendo arrecadado 2.800 milhões de dólares, menos 221 milhões de dólares comparativamente ao quarto trimestre de 2018.