Tribulantes de companhia brasileira em greve

O Sindicato Nacional dos Aeronautas anunciou que os trabalhadores da Avianca Brasil decidiram, após reunião de assembleia-geral realizada na cidade de São Paulo, retomar a greve geral, por tempo indeterminado, a partir desta sexta-feira, dia 24.

A paralisação do pouco que resta da Avianca Brasil atinge os aeroportos de Congonhas, em São Paulo; Santos Dumont, no Rio de Janeiro; e Juscelino Kubitschek, em Brasília.

O Sindicato Nacional dos Aeronautas afirma que cerca de 40% dos voos serão suspensos, cumprindo a determinação do Tribunal Superior do Trabalho (TST) de operar no mínimo 60% das rotas.

A nota do sindicato explica que os tripulantes estão há dois meses sem receber salários e vale alimentação, além de estarem com os depósitos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) suspensos.

A Avianca Brasil conta presentemente com cerca de 700 pilotos e tripulantes de cabina. Na semana passada a companhia, que está em processo de falência, tinha anunciado a demissão de 900 funcionários.

Em nota divulgada aquando de outra paralisação, no passado dia 17 de maio, a Avianca Brasil informou que “entende e respeita a manifestação de parte de seus colaboradores” e que “não está medindo esforços para cumprir as etapas de seu Plano de Recuperação Judicial e garantir as suas obrigações para com seus funcionários