Parlamento de Jovens comemora o Dia de África com o pensamento no Pan-africanismo

Parlamento de Jovens comemora o Dia de África com o pensamento no Pan-africanismo

Em declaração a OPAÍS, o secretário para os assuntos institucionais e relações exteriores deste parlamento, António Fazenda, disse que a sua organização pretende comemorar o Dia de África com palestras sobre o Pan-africanismo, sendo que poucos jovens conhecem o Pan-africanismo. Além do Pan-africanismo, durante esta jornada, serão explicados também a Carta Magna da Juventude e outros assuntos ligados ao continente berço, realçando que a ideia é a de aproximar os jovens da União Africana (UA).

No Dia de África, assinalado Sábado, 25 de Maio, o Parlamento de Jovens Angolanos realizou uma palestra na Universidade Católica de Angola (UCAN), em Luanda, durante a qual abordou temas como o Pan-africanismo, Pensar e Repensar África na Perspectiva da Juventude Mundial, e Angolana em particular. Nelson Dembo, um dos prelectores, disse a este jornal que Pensar África não se pode limitar apenas ao dia 25 de Maio, mas a todos os dias, pois devemos buscar o resgate da própria identidade sem parar, para se fazer uma fusão com aquilo que é o contemporâneo que se recebe da globalização. Reforçou que a juventude angolana tem dificuldade de abordar a perspectiva africana, bastando “só ver que a nossa realidade espelha que somos os africanos menos culturais do ponto de vista de afirmação, mas somos muito aculturados”, sustentou.

O Parlamento de Jovens Angolanos é composto por representantes das dezoito províncias e várias associações juvenis apartidárias, participou no segundo fórum Pan-africanista do projecto “one million – um milhão de emprego até 2021” para juventude de 21 a 27 de Abril em Addis- Abeba, na sede da União Africana, que teve como foco o empreendedorismo, educação, emprego e liderança. O Parlamento de Jovens Angolanos foi convidado a fazer parte da equipa da comissão de estratégia da União Africana sobre a expo-Dubai em 2020-2021. O Parlamento de Jovens Angolanos é uma organização não-governamental que integra jovens dos 18 aos 35 anos de idade.