Aprovados 18 candidatos para a privatização da ZEE

A Comissão do processo de privatização de sete unidades industriais integradas na Zona Económica Especial (ZEE) Luanda – Bengo, concluiu a análise das candidaturas apresentadas pelos investidores, tendo aprovado um total de 18 candidaturas submetidas por nove empresas.

Neste momento, o processo segue para a fase de apresentação das propostas financeiras e técnicas, cujo prazo final é 31 de Maio. Seguir- se-á a avaliação das propostas e a adjudicação das unidades aos novos proprietários. As empresas que seguem para a próxima fase do concurso são a ICC–Angola, Angoalissar, Angozara, Zeepack, Glopol, Azoria, Angocap, Ecoindustry e NobleGroup.

Esta primeira fase do processo de privatização de Unidades Industriais integradas na Zona Económica Especial Luanda–Bengo incluem as empresas UNIVITRO – Indústria de Transformação de Vidro; JUNTEX–Indústria de Argamassa; CARTON–Indústria de Cartonagem; ABSOR–Indústria de Absorventes; INDUGIDET–Indústria de Produtos de Higiene e Detergentes, COBERLEN–Indústria de Cobertores e SACIANGO – Indústria de Sacos de Cimento. No total, está prevista a privatização de um conjunto de 51 unidades, que decorre no âmbito do Despacho Presidencial n.º 77/18, de 4 de Julho, que cria a Comissão Multissectorial Encarregue de Acompanhar e Gerir os Processos de Privatização das Unidades Industriais Instaladas na Zona Económica Especial (ZEE) Luanda–Bengo, coordenada pelo ministro das Finanças.

De modo a assegurar o acompanhamento do processo por parte de todas as partes interessadas, o IGAPE e a Sonangol Investimentos Industriais (SIIND), entidades responsáveis pela gestão das referidas unidades fabris, realizaram uma sessão de esclarecimento dirigida aos gestores e responsáveis pela gestão dos recursos humanos de cada uma das 51 fábricas. De modo a contribuir para a manutenção dos postos de trabalho, foi criada uma bolsa de técnicos que permitirá às entidades que adquirirem as referidas fábricas terem plenamente identificados e classificados os perfis dos técnicos que beneficiaram de formação no âmbito da constituição da ZEE.

error: Content is protected !!