Livro sobre o percurso histórico de Jonas Savimbi é lançado na Lopitanga (Andulo)

Livro sobre o percurso histórico de Jonas Savimbi é lançado na Lopitanga (Andulo)

O livro, cujo lançamento está inserido no programa das exéquias fúnebres de Jonas Malheiro Savimbi, retrata a vida e obra daquele que foi o líder fundador da UNITA. Nesta obra, de carácter científico, o autor fala sobre a vida de Savimbi enquanto político, nacionalista e guerrilheiro, que desde muito cedo se empenhou na luta de libertação contra o colonialismo português. Em conversa com OPAÍS, explicou que o objectivo desta obra é caracterizar a figura de Jonas Savimbi, considerada ainda como um tabu em muitos ciclos da sociedade angolana, e contribuir para a percepção dos fenómenos políticos e históricos de Angola, principalmente no que tange as suas principais figuras. A aludida obra, prefaciada por Isaías Samakuva, actual presidente da UNITA, segundo ainda o seu autor, tem também como objectivo contribuir para a criação e fortalecimento do processo democrático vigente em Angola.

No prefácio, Samakuva escreve que Sebastião Cassul faculta uma excelente obra para “conhecermos melhor o homem que, odiado por alguns e amado e exaltado por outros, marcou de forma profunda e indelével a nossa História do século XX”. Procurar fazer perceber o papel e o contributo prestado pelas principais figuras da UNITA, com realce para o próprio Jonas Savimbi, na luta e fortalecimento do seu partido, motivou também o jovem político Sebastião Cassul a escrever esta obra.

Com 184 páginas, subdividida em cinco capítulos, no “O Pensamento Político de Jonas Savimbi” aborda-se, para além da vida e obra do fundador do partido do “Galo Negro”, temas como “UNITA um projecto político”, “Guerra”, “Conflito”, “Ideologia” e “Governar”. “Savimbi não é um mito”, “Longa Marcha”, “UNITA sem Savimbi”, “Savimbi sobre a visão política”, “Angola-Divergências ou Exclusão Política”, são, entre outros, temas que se podem ainda encontrar nesta obra. “O Pensamento Político de Jonas Savimbi” resultou de uma monografi a na vertente politóloga do autor, após a conclusão da sua licenciatura na Faculdade de Letras e Ciências Sociais (FLCS) da Universidade Agostinho Neto (UAN), no curso de Ciências Políticas.

O autor

Sebastião Cassul João Fernão, de seu nome completo, nasceu no município do Cazenga, em Luanda, aos 5 de Agosto de 1976. É licenciado em Ciências Políticas pela Faculdade de Letras e Ciências Sociais da UAN, e pós-graduado em Políticas Públicas e Governação Local pela Faculdade de Direito da Universidade Agostinho Neto- Centro de Excelência e Especializado em Método de Investigação Aplicada pelo Centro de Excelência da Faculdade de Direito da Universidade Agostinho Neto.