Nona edição da FIB abre portas amanhã com 150 expositores confirmados

Nona edição da FIB abre portas amanhã com 150 expositores confirmados

Começa amanhã a Feira Internacional de Benguela FIB, com presença confirmada de 150 expositores, locais e de outras regiões do país. Entre os nacionais estarão produtores de todos os municípios de Benguela e outros vindos de províncias vizinhas. O evento será realizado até 1 de Junho e terá o seu espaço no lugar habitual – o Estádio Nacional de Ombaka, nos arredores da cidade de Benguela. Em conversa com OPAÍS, o diretor-geral da Eventos Arena avançou que, “além da alteração da data teremos uma exposição de gado bovino, caprino e outros”, acrescentando que estarão no evento 15 empresas portuguesas. “Depois de as empresas do KwaZulu-Natal – África do Sul terem desconfirmado, Portugal vai dar o cariz internacional ao evento”, realçou. Manuel Novais reforça que “a alteração da data vai permitir que a FIB tenha maior destaque.

Temos realizado a feira num momento em que acontecem outros eventos, o que faz com que ela não tenha o devido destaque”, considerou. O director-geral da Eventos Arena estima em 112 milhões de Kwanzas, o dinheiro a arrecadar, que vai servir para vários fins. O objectivo, avançou o responsável empresarial, contínua a ser dar o devido realce às potencialidades turísticas, agrícolas, industriais e não só, da província, assim como fomentar a indústria e incentivar a criação de mais postos de emprego.

Conferências

O calendário da FIB inscreve a realização de diversas conferência temáticas e uma delas vai versar sobre Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA), a ENSA Seguros terá a responsabilidade de debruçar-se em relação ao “Seguro de Transporte de Mercadoria”, a NCR “Transformar a Sociedade e a Economia de Angola, com as Tecnologias da Revolução Industrial”. “Empreendedorismo como solução mais positiva na diversificação da economia nacional” será outro assunto em abordagem. Regime Jurídico da Segurança Social, bem como a “Empregabilidade”, serão temas a ser abordados pelo Instituto de Segurança Social e pelo INEFOP, respectivamente.

Um pouco de história

Realizada desde 2011, a Feira Internacional de Benguela é um evento multi-sectorial que reúne empresários locais e não só. Huambo, Huíla e Luanda são as províncias com participação regular no evento que acontece no Estádio Nacional de Ombaka, em Maio de cada ano, em alusão às festas da cidade de Benguela, que se comemora a 17 do referido mês. Depois da Feira Internacional de Luanda, a FIB é à segunda maior exposição que se realiza no país, e a maior do Centro- sul do país.