MININT e MINFIN trabalham para reajustar salário dos efectivos

MININT e MINFIN trabalham para reajustar salário dos efectivos

O titular da pasta do Interior fez essa revelação sem avançar datas, à margem da visita de dois dias que efectuou a essa província, com vista a constatar as condições de trabalho dos órgãos que compõem a delegação local do MININT. Acabou surpreendendo os seus efectivos que acorreram a uma das unidades da província para participarem na cerimónia de apresentação do novo delegado do MININT e comandante provincial do Bengo da Polícia Nacional, comissário Delfim Kalulu Inácio.

Ângelo Veiga Tavares garantiu estar preocupado com o reajuste salarial dos funcionários do seu pelouro, bem como o excelente serviço que se deve prestar ao cidadão. “É um dos compromissos que tenho e uma orientação superior, a qual vou procurar concluir com a maior urgência possível, na perspectiva de melhorar os nossos salários”, disse o ministro.

Por outro lado, destacou ser pretensão do Presidente da República, João Lourenço, conferir capacidade técnica aos distintos órgãos que compõem o referido ministério, nomeadamente a Polícia, Serviços de Protecção Civil e Bombeiros, Serviços Penitenciários, assim como o Serviço de Investigação Criminal e o Serviço de Migração e Estrangeiros. Ao concluir, realçou que se pretende, com a iniciativa, prestar um serviço de maior qualidade à população, trabalhando com lisura, transparência, respeito e educação.

Apresentado novo comandante provincial

Durante o acto de passagem de pastas, Ângelo Veiga Tavares reconheceu o empenho e a dedicação do comandante cessante, comissário-chefe Francisco Ferreira Paiva, e apelou aos membros do Conselho Consultivo do MININT no Bengo a prestarem todo o apoio ao comissário Delfim Kalulu Inácio, com o objectivo de se reduzir o índice de criminalidade para a manutenção da ordem e tranquilidade públicas. Por seu turno, Delfim Kalulu Inácio apontou a formação contínua do efectivo como prioridade do seu mandato, para que se garanta um melhor atendimento à população.

Antes do encerramento das actividades, Ângelo Tavares visitou o Estabelecimento Penitenciário do Caboxa, o Centro de Saúde “Abel dos Santos”, o Comando Provincial do Bengo da Polícia Nacional, o Serviço de Investigação Criminal, a Direcção Provincial de Viação e Trânsito, as futuras instalações do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros, Laboratório de Criminalística e do SME. No Estabelecimento Penitenciário do Caboxa, Ângelo Tavares ficou satisfeito com o estado das infra-estruturas, bem como com as condições de acomodação da população penal e dos efectivos. A visita da mais alta entidade do MININT à Província do Bengo enquadra-se no plano de visitas de ajuda e controlo às delegações provinciais.