Conselheiro de segurança dos EUA diz que Irão pode ter usado minas contra navios petroleiros

Conselheiro de segurança dos EUA diz que Irão pode ter usado minas contra navios petroleiros

Bolton disse que a abordagem “prudente e responsável” dos EUA, que reforçaram a sua presença militar na região, deixou claro ao Irão e seus representantes que tais acções estão sujeitas a uma reacção norteamericana “muito forte”. O auxiliar do Presidente Donald Trump conversou com repórteres em Abu Dhabi antes das cimeiras de emergência de líderes árabes que se reunirão na Arábia Saudita na Quinta-feira (hoje), após serem chamados para debater as implicações dos ataques aos navios e os ataques de drones a unidades de produção de petróleo do reino dois dias mais tarde.

Os Emiratos ainda não culparam ninguém pela sabotagem das quatro embarcações, incluindo dois navios- tanque sauditas, perto do emirato de Fujairah, um grande pólo de abastecimento de navios nas proximidades do Estreito de Hormuz. A Arábia Saudita acusou o Irão de ordenar os ataques de drones, que foram reivindicados pelo houthis, aliados do Irão que estão a combater uma coligação liderada pelos sauditas no Iémen, num conflito que dura há quatro anos e é visto como uma guerra indirecta entre a Arábia Saudita e o Irão. O Irão negou envolvimento nos dois ataques “Acho que está claro que estes (ataque aos navios-tanque) foram minas navais quase certamente do Irão”, disse Bolton. “Não há dúvida na mente de ninguém em Washington de quem é responsável por isto, e acho que é importante que a liderança do Irão saiba que nós sabemos”.

O Irão não respondeu de imediato aos comentários de Bolton, que não ofereceu provas em apoio à sua afirmação.

O funcionário dos EUA não quis comentar os detalhes de uma investigação aos ataques em que EUA, França, Noruega e Arábia Saudita participam, mas disse que os países e os proprietários dos navios podem fazê-lo. Uma barcaça dos Emiratos e um navio-tanque de derivados de petróleo registado na Noruega também foram atingidos. A França tem uma base naval em Abu Dabi. Bolton disse que os ataques aos navios-tanque estão relacionados com o ataque às estações de bombeamento de petróleo do oleoduto Leste-Oeste saudita e um ataque de foguete contra a Zona Verde da capital iraquiana, Bagdad. As tensões entre o Irão e os EUA aumentaram desde que Washington enviou um grupo de porta-aviões e bombardeiros e anunciou planos para enviar 1.500 soldados ao Médio Oriente, provocando temores de um conflito.

Rouhani sugere que conversações com EUA serão possíveis se as sanções forem levantadas

O Presidente iraniano, Hassan rouhani, sinalizou na Quarta-feira que conversas com os Estados Unidos poderiam ser possíveis se Washington levantasse sanções, dias após o Presidente dos EUA, Donald Trump, ter dito que um acordo com Teerão sobre o seu programa nuclear é concebível. Washington retirou-se no ano passado de um acordo nuclear internacional de 2015 com Teerão, e está a aumentar as sanções nos esforços para bloquear a economia do Irão ao encerrar as suas vendas internacionais de petróleo bruto. Trump disse na Segunda-feira: “Eu realmente acredito que o Irão gostaria de fazer um acordo, e acho que isso é muito inteligente da parte deles e que é uma possibilidade que pode acontecer.”

rouhani disse em comentários feitos pela televisão estatal: “Sempre que eles levantam as sanções injustas, cumprem os seus compromissos e regressam à mesa de negociações que eles próprios deixaram, a porta não está fechada”. “Mas o nosso povo julga-te pelas suas acções, não pelas suas palavras.” o porta-voz do Ministério das relações Exteriores do Irão, Abbas Mousavi, disse na Terça-feira que o Irão não vê perspectivas de negociações com os Estados Unidos. As tensões aumentaram entre o Irão e os Estados Unidos desde que Washington mobilizou recursos militares, incluindo um grupo de ataque de porta- aviões e bombardeiros, e anunciou planos para desdobrar 1.500 soldados para o Médio oriente, provocando temores de um conflito.