Presidente João Lourenço já em Kinshasa

Presidente João Lourenço já em Kinshasa

O chefe de Estado angolano, João Lourenço, chegou na manhã desta sexta-feira a Kinshasa, na República Democrática do Congo (RDC), para participar numa mini-cimeira consagrada às questões de segurança na sub-região da África Central.

A cimeira a decorrer na localidade de N’sele, a cerca de 30 quilómetros a leste da capital congolesa, vai juntar o Presidente João Lourenço e os seus homólogos do país anfitrião, Félix Tshisekedi, e do Rwanda, Paul Kagamé.

A Angop apurou, em Kinshasa, que esta cimeira tripartida foi decidida pelos três estadistas num encontro mantido recentemente, em Pretória, à margem da cerimónia de investidura do Presidente Cyril Ramaphosa, da África do Sul.

O chefe de Estado angolano vai ainda tomar parte nas exéquias de Etienne Tshisekedi, antigo líder da oposição congolesa e pai do actual Presidente da RDC, falecido em Fevereiro de 2017, em Bruxelas (Bélgica), e cujos restos mortais chegaram a Kinshasa, quinta-feira.

São igualmente esperadas nestas exéquias as presenças dos chefes de Estado do Congo (Brazzaville), Denis Sassou Nguesso; do Togo, Faure Gnassingbe; da Guiné-Conakry, Alpha Condé; e da Zâmbia, Edgar Lungu.

Antigo primeiro-ministro da RDC, Etienne Tshisekedi será inumado em N’sele, onde foi erguido um mausoléu à sua memória.