Rivaldo despromove Kabuscorp do Palanca

Rivaldo despromove Kabuscorp do Palanca

A Federação Angolana de Futebol (FAF) anuncia hoje, formalmente, em comunicado, a descida de divisão do Kabuscorp do Palanca, segundo uma fonte ligada ao processo.

Sobre a formação da Rua F do Palanca pesava a dívida com o ex-craque brasileiro Rivaldo, que em 2012 assinou contrato de uma época.

Os incumprimentos por parte da direcção do Kabuscorp, no que toca aos pagamentos, forçaram o antigo jogador do Barcelona a recorrer à FIFA.

Por esta razão, o órgão que rege o desporto rei no mundo “aplicou várias sanções” ao clube angolano em 2018 e em 2019. Como sinal, a FIFA orientou que a FAF retirasse pontos ao emblema com a claque mais ruídosa do país enquanto decorria o Campeonato Nacional.

No dia 20 de Fevereiro passado, o organismo do futebol mundial ordenou que se pagasse Rivaldo até ao dia 24 de Abril.

Este prazo não foi cumprido pela formação angolana, mas a última parte da dívida foi paga, já, fora do tempo.

Por isso, o Kabuscorp do Palanca regressa à segunda divisão, num período em que o TP Mazembe do Congo Democrático também reclama um valor relativo à contratação do médio Tresor Mputu Mabi.

De acordo com a fonte deste jornal, a FAF só está a cumprir uma orientação superior do órgão máximo, ou seja, da FIFA.

“Não tem recuo. O Kabuscorp do Palanca vai mesmo regressar à segunda divisão. Estamos somente a cumprir”, atirou a fonte do O PAÍS.

A descida do emblema da Rua F do Palanca não implicará qualquer pagamento ou multa à FIFA, segundo o documento enviado ao órgão que rege a modalidade em Angola.

Apesar de ter ficado na quarta posição do Girabola Zap com quarenta e nove pontos, o emblema do Palanca vai digerir um “sapo” a seco.

Nos últimos tempos, por razões financeiras, a gestão da direcção presidida por Bento Kangamba foi marcada por vários litígios com atletas e treinadores.