Bengo tem apenas um hotel em funcionamento

Bengo tem apenas um hotel em funcionamento

Trata-se do Hotel Panguila, uma unidade concebida com três estrelas localizada na comuna com o mesmo nome, município do Dande, em Caxito-Bengo. O empreendimento é um investimento privado da empresa “Panguigest e existe há três anos, comporta 51 quartos, entre os quais duas suites, 24 quartos duplos e 14 quartos simples. Segundo o responsável, as restantes infra-estruturas hoteleiras que funcionavam no Bengo, nomeadamente o hotel do Bengo, hotel Dicanza, pensão Kimbo do Soba, hospedaria Rosinha e o hotel Ambriz, Hotel do Bengo, deixaram de funcionar, fruto da situação económica e financeira do país, entre outras razões.

Apesar da situação, os serviços similares instalados na província, desde pensões, aparthotéis, resorts, conseguem cobrir a demanda. “Temos, para além disso, muitos resorts, entre outras similares que dão resposta à procura na nossa província”, garantiu o responsável. Sem explicar o número exacto de visitantes  reconheceu que o contexto actual também reduziu a entrada de visitantes. Reforçou a necessidade de se expandir mais os pontos turísticos existentes na província, de modo a despertar interesse aos turistas e visitantes na província. Por outro lado, Rogério Francisco Paxe adiantou que até final do ano em curso três unidades hoteleiras poderão ser inauguradas na província do Bengo.

Trata-se das unidades hoteleiras da marca AAA, IU e Hotel ABC. A província é líder em locais turísticos, como os complexos naturais, entre eles a Rochas do Hungue localizadas nos municípios do dos Dembos no Sobado do kinange, Pedras de Mele Mayala no município do Piri. Entre alguns monumentos e sítios estão o Miradouro de Caxito Forte de Quibaxe, Igreja da Santa Ana, Barragem das Mabubas, Pedras do Bucula, Memorial dos Heróis da Pátria (Vau da Onça), e tambem as ruinas, praia da Pambala e a praia da Barra do Dande.