Angola procura apoios para Sítio Histórico de Mbanza Kongo

A par de tudo isso, prossegue uma campanha de sensibilização e valorização do Sítio de Mbanza Kongo, com a instalação de painéis publicitários nas cidades de Luanda (aeroporto internacional) e de Mbanza Kongo

A ministra da Cultura, Carolina Cerqueira, apontou esta Segunda-feira, em Paris, França, a necessidade da captação de apoios financeiros para o restauro das ruínas da antiga Catedral de Mbanza Kongo “Nkulumbimbi”, o prosseguimento de estudos sobre o sítio, as escavações arqueológicas, assim como para o reforço das capacidades para o pessoal do Museu dos Reis do Kongo.

A governante angolana falava na sessão de abertura da plenária do Fórum Unesco-África-China, que decorre na sede da organização, em Paris, sobre o reforço das capacidades para o Património Mundial, e afirmou que a gestão do Sítio Histórico de Mbanza Kongo merece uma atenção especial para que sirva de alavanca de desenvolvimento para as populações. Algumas acções, de acordo com Carolina Cerqueira, podem estabelecer as pistas de cooperação e de procura de financiamento com a Unesco e com a China.

Relativamente às recomendações emitidas pelo Comité do Património Mundial no momento da inscrição do sítio de Mbanza Kongo, nomeadamente a construção do novo aeroporto, a retirada das antenas de telecomunicações e a regulamentação sobre a gestão urbana, informou que constituem prioridade da agenda da Comissão Interministerial e Multisectorial para o Património Mundial, criada em 2018 por Decreto Presidencial e coordenada pelo Vice-Presidente da República.

A governante destacou ainda o lançamento de uma campanha de sensibilização e de valorização do Sítio de Mbanza Kongo, com a instalação de painéis publicitários nas cidades de Luanda (aeroporto internacional) e de Mbanza Kongo. Carolina Cerqueira fez também menção das propostas de inscrição na lista do património mundial do sítio de Cuito Cuanavale, do sítio arqueológico de Tchitundu- Hulu e do sítio do Corredor do Kwanza.

error: Content is protected !!