Angola participa na reunião de polícias da África Austral

Angola participa na reunião de polícias da África Austral

O encontro visa preparar a 24.ª Reunião Geral Anual da Organização dos Chefes das Polícias da África Austral (SARPCCO), a ocorrer, igualmente, na capital zambiana, na próxima Quinta-feira, 6. Em nota de imprensa, a Polícia Nacional (PN) refere que, durante três dias, será feita uma revisão sobre a implementação das decisões das reuniões anteriores relativas ao combate aos crimes violentos, à proliferação de armas de pequeno calibre, bem como ao radicalismo e extremismo na região.

Entre outros assuntos, será ainda abordado o desenvolvimento da estratégia regional de prevenção e combate aos crimes, assim como será feita uma análise sobre o estado de organização das Forças de Manutenção da Paz na Região Austral.No domínio da Interpol, está agendada a 15.ª Reunião dos Directores de Investigação Criminal e dos Chefes dos Gabinetes Nacionais, que fará a análise da resposta regional sobre o crime transnacional organizado, bem como a capacidade de policiamento da Interpol na África Austral.

O último dia de trabalho está reservado para a reunião dos chefes de polícia do Comité Interestatal de Defesa e Segurança da SADC, em que Angola se fará representar pelo Comandante-Geral da PN, Paulo de Almeida. No encontro, a Zâmbia fará a entrega da espada de honra da SARPCCO ao Zimbabwe.