Parque Regional de Chimalavera pode ascender a nacional

Parque Regional de Chimalavera pode ascender a nacional

O actual Parque Natural e Regional de Chimalavera, 20 quilómetros a sul da cidade de Benguela, pode vir a ascender à categoria de nacional, caso o Ministério do Ambiente aprove uma proposta do Instituto Nacional da Biodiversidade e Áreas de Conservação.

Segundo a chefe de departamento do Instituto Nacional da Biodiversidade e Áreas de Conservação, Marta Zumbo, ouvida pela Angop, a ideia de elevar a Chimalavera à categoria de parque nacional deve-se ao facto de ter características próprias, nomeadamente de estar situado numa zona montanhosa rodeada de várias extensões de estepes, junto ao rio Coporolo e do mar, proporcionando uma beleza paisagística aprazível.

Marta Zumbo adiantou que esta proposta saiu de um encontro que juntou, neste fim-de-semana, no parque de Chimalavera, técnicos da instituição afecta ao Ministério do Ambiente e os administradores dos nove parques nacionais. A responsável justifica, embora sem apontar datas concretas, a proposta do Instituto Nacional da Bio-diversidade e Áreas de Conservação ao Ministério do Ambiente com a necessidade de incentivar um melhor aproveitamento do potencial do parque de Chimalavera na perspectiva do turismo ecológico.

Com uma extensão de 150 quilómetros quadrados, o Parque Natural e Regional de Chimalavera, que na língua nacional umbundu significa acabar com doenças, segundo os sobas (autoridades tradicionais), está a ser apoiado pela empresa Imogestim, que, no quadro de uma parceria com o Ministério do Ambiente, investiu em infra-estruturas de apoio ao eco turismo, como bungalôs e instalações para os guardas-fiscais, além de bebedouros para abastecer de água os animais e alimentação para os demais trabalhadores. No encontro, que se realiza todos os anos, participaram os administradores dos parques nacionais de Maiombe (Cabinda), Cangandala (Malange), Kissama (Luanda), Cameia (Moxico), Yona (Namibe), Bicuar (Huíla), Mopa (Cunene), Mavinga (Cuando Cubango) e Luengue Luyana (Cuando Cubango).