“A Selecção não está a preparar o Mundial”

O vice-presidente da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), Benjamim Romano, disse ontem em exclusivo a o pAíS que a Selecção Nacional sénior masculina da modalidade está parada, ou seja, não está a preparar o Mundial da china

O responsável do órgão que rege a modalidade no país assegurou ontem a este jornal que a Selecção Nacional sénior masculina de basquetebol ainda não começou a preparar o Mundial da China 2019. Aliás, o Unitel Basket, Campeonato Nacional, já terminou faz tempo e até aqui não se vê qualquer movimentação, uma vez que a prova será disputada de 31 de Agosto a 15 de Setembro próximo. Benjamim Romano afirmou que o seu elenco não reúne, neste momento, condições para que a selecção seja convocada e comece a preparar a prova.

Por esta razão, aquele responsável afirmou a este diário que Angola só começará a preparar o Campeonato do Mundo caso surjam os apoios institucionais. Ao que este jornal apurou, o dirigente confessou que o seu elenco tem feito esforços para a resolução do problema. Benjamim Romano disse não estar preocupado pelo facto de a selecção estar parada. O dirigente justificou dizendo que não é somente tarefa da FAB pensar na preparação da selecção, visando o Mundial da China.

O responsável revelou que, caso não surjam os apoios até ao início da prova, a responsabilidade terá de ser atribuída ao Estado. Aliás, é dele que advém o suporte financeiro para as diversas Federações. “A Selecção é também do Estado e não somente da Federação. O que temos de saber é que não podemos fazer tudo sozinhos”, disse. No Campeonato do Mundo da China, Angola vai competir no grupo D ao lado da Sérvia, Filipinas e Itália. Como é sabido, o combinado nacional angolano estreia-se no dia 31 de Agosto com a Sérvia na cidade de Foshan.

error: Content is protected !!