Obras de artistas angolanos na exposição internacional em Portugal

Obras de artistas angolanos na exposição internacional em Portugal

Três artistas angolanos participam na exposição internacional de desenho, pintura, escultura e fotografia denominada “Sabrosas.artes 19”, que decorre desde 3 do corrente mês no auditório municipal de Sabrosa (Portugal). Trata-se de Adão Mussungo, Albino da Conceição e Silvestre Kizembe, que participam com obras de pintura, num evento que conta com a presença de trabalhos de artistas de Portugal, Brasil, Itália e Espanha. O artista plástico Adão Mussungo, que participa com as obras “Muana Pwó” e “Discernimento da justiça”, referiu que a primeira reflecte o valor da jovem- mulher africana, que deve cuidar dos princípios básicos social, como o respeito à família, o apreço pela juventude, tendo em conta a vida adulta.

Já na segunda, o talentoso artista ilustra o respeito pelo povo e pela vida, pelas coisas consideradas públicas e a partilha de conhecimentos. Adão Mussungo considerou que a sua presença nesta actividade permite-lhe testemunhar o potencial do país, ao nível das artes plásticas. “O convite para participar nessa exposição é consequência do trabalho árduo que realizo no nosso país, e também aqui. Por essa razão, vou continuar a trabalhar e a fincar a internacionalização do meu trabalho, elevando sempre o nome do nosso país ”, exaltou.

Prémios

Adão Mussungo avançou que na presente exposição foi consagrado com o Prémio Pincel de Bronze, enquanto Silvestre Kizembe foi aclamado com o Pincel de Ouro. O artista disse ainda que durante a sua estádia em Portugal, participou em duas exposições internacionais, como a realizada pela Galeria de Arte do Instituto Português do Desporto e Juventude de Viana do Castelo, onde foi premiado como Personalidade do Ano, entre vários artistas residentes em Portugal. “Somos bem recebidos aqui. É uma honra e agradeço a Deus pelas bênçãos e discernimento. É um reconhecimento pelo trabalho que temos vindo a desenvolver”, considerou.

Inauguração

A amostra organizada pela Associação EPOPEIA de Artes, no acto de inauguração contou com a presença do vereador do município de Sabrosa, Mário Vilela, e do presidente da Epopeia de Artes, Kim Molinero. A intenção foi de marcar simbolicamente o momento de abertura da exposição.