Cervejeira Nocebo regista queda de 30 mil grades nos últimos três anos

Cervejeira Nocebo regista queda de 30 mil grades nos últimos três anos

As vendas na Cervejeira Nocebo, do grupo Castle, na província do Huambo, passaram de 40 mil grades para 10 mil, nos últimos três anos, devido a perda do poder de compra dos consumidores, resultante da crise económica e financeira. A informação foi avançada nesta Terça-feira pelo supervisor para a área de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho da Nocebo, Filipe Francisco.

Informou que a unidade fabril, que tem uma produção de 35 mil unidades/dia, regista, desde 2017, uma diminuição significativa de compradores na província do Huambo, o que obrigou a direcção da empresa a comercializar em outras regiões do país, com realce para Benguela, Bié, Cuando Cubango e Moxico, para evitar uma redução ainda maior.

Filipe José Francisco explicou que na fábrica, em funcionamento desde 2009 na zona industrial da Chiva, a oito quilómetros da cidade do Huambo, são produzidas as cervejas “Cuca”, “Doppel Muních”, “Cuca Ruiva” e a “Cuca 33”, cuja matéria-prima é adquirida nos mercados da África do Sul e da Europa.

Apesar das dificuldades financeiras para aquisição, a partir do estrangeiro, do lúpulo, do malte, do arroz, do milho e outros produtos, a empresa tem como principal objectivo o aumento da produção, para que os 193 postos de trabalho existentes na fábrica sejam mantidos. Além de 190 postos de trabalho directo ocupados por jovens angolanos, a empresa está ainda a contribuir para o desenvolvimento económico e social do país e da província do Huambo.